Vaticano propõe igrejas abertas por 24h para atender confissões
17 de maro de 2014, segundaIgrejas abertas por 24 horas para atender os fiéis em Confissão. Esta é a proposta “24 horas para o Senhor”, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, enviada às dioceses católicas em fevereiro.
Segundo a carta, assinada pelo presidente do dicastério, Dom Rino Fisichella, a proposta é dirigida a toda a Igreja, com intenção de poder criar uma tradição, que anualmente seja repetida no quarto domingo da Quaresma.
A ideia é que, a partir das 17h do dia 28 de março, durante 24 horas, pelo menos uma igreja em cada diocese possa permanecer aberta para permitir que todos que desejarem celebrem o Sacramento da Penitência, de preferência em um contexto de adoração eucarística. Tudo deve ser pastoralmente preparado de acordo com as próprias possibilidades da diocese.
Em Roma, a iniciativa será presidida pelo Papa Francisco com uma celebração penitencial na Basílica de São Pedro. Terminada a celebração, as confissões continuarão em algumas igrejas do centro histórico, que permanecerão abertas para acolher “todos aqueles que desejam encontrar o Senhor e experimentar a sua misericórdia”. A celebração, unida à adoração eucarística, continuará até as 16h de sábado, dia 29 de março, para terminar às 17h, com a celebração das Primeiras Vésperas, na Igreja de Santo Spirito in Sassia, santuário romano da Divina Misericórdia.
“A Nova Evangelização tem entre suas tarefas aquela de tornar mais central o Sacramento da Penitência. Por esta razão, propomos valorizar ao máximo o tempo da Quaresma como momento particularmente adequado para viver a experiência de evangelização à luz do Sacramento da Penitência”, escreveu Dom Rino.
Embora em construção, o novo site do pontifício conselho, www.novaevangelizatio.va, vai disponibilizar em breve um subsídio pastoral útil para viver tal iniciativa nas paróquias e nas comunidades. A motivação também é feita pelas redes sociais, como a página do Facebook: https://www.facebook.com/AnnoDellaFede, e com a hashtag #24oreperilSignore (em português, #24horasparaoSenhor), que reunirá testemunhos e partilhas da ação em várias partes do mundo.
Por Canção Nova, com Arquidiocese do Rio
Outras notícias Relacionadas Vaticano propõe igrejas abertas por 24h para atender confissões - Blog notícias Fé Católica
- Egito aprova legalização de 293 igrejas em um esforço pela inclusão religiosa
- Papa Francisco recebe representantes de Israel e da Palestina no Vaticano
- Papa Francisco propõe três gestos fundamentais para viver plenamente a missa
- Igrejas do mundo inteiro são convidadas a promover 24 horas para o Senhor
- Sem deixar de condenar o terrorismo, a mídia do Vaticano torna visível a invasão israelense
- Papa Francisco recebe Lula e Janja no Vaticano