Recolhimento de assinaturas pedem que revoguem o Nobel da Paz a Obama e o outorguem ao Papa Francisco

11 de setembro de 2013, quarta Recolhimento de assinaturas pedem que revoguem o Nobel da Paz a Obama e o outorguem ao Papa Francisco

O site Change.Org está recolhendo assinaturas para pedir que lhe revogado o Prêmio Nobel da Paz 2009 ao presidente de Estados Unidos, Barack Obama, quem assegurou sua intenção de intervir militarmente na Síria. Numa mensagem ao povo de Estados Unidos na noite do 10 de setembro, ao mesmo tempo em que reconheceu que "esta nação esta farta das guerras", assegurou que o ataque contra Síria "será um ataque concreto para conseguir um objetivo específico". O presidente de Estados Unidos indicou mais do que tem "pedido ao Congresso que posponha a votação da resolução para atacar Síria até do que avanço a via diplomática".

A recolha de assinaturas, remetida ao Comitê Nobel do Parlamento Europeu, solicita que “se revogue o Prêmio Nobel da Paz que se lhe entregou a Barack Obama em 2009 e que o receba o Papa Francisco, pois o Presidente dos Estados Unidos fomenta um conflito armado na Síria, pese a que 6 de cada 10 estadounidenses desejam o contrário”. Por outro lado, assinala a missiva, o Papa Francisco “se manifestou na contramão de uma guerra e solicitou que se acabe o som das armas!, pois a guerra significa sempre o fracasso da paz, é sempre uma derrota para a humanidade”. “Recentemente (o Papa) chamou a crentes e não crentes a uma Jornada de Jejum e Oração pela paz em Médio Oriente, em Síria e em todo mundo à que se uniram milhões de pessoas o passado 7 de setembro”, diz a mensagem.Os firmadores da carta consideram “que o Papa Francisco deve receber o Prêmio Nobel da Paz, pois ele realiza o maior esforço por conseguir a fraternidade entre as nações, procura abolir o uso da força militar e promove palcos de paz” o qual, indicaram, para o comitê que outorga o Prêmio Nobel é” um requisito indispensável para receber esse galardão”.Segundo se conheceu recentemente, o Comitê Nobel do Parlamento de Noruega já está avaliando solicitar que se retire ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o Prêmio Nobel da Paz 2009 devido a sua intenção de realizar uma intervenção militar em Síria, pese à oposição internacional.

Por sua vez, o Papa Francisco reiterou incessantemente o chamado pela paz, tanto na Síria como no Oriente Médio e em todo o mundo. No marco da Jornada de Jejum e Oração pela Paz à que convocou a toda a Igreja e às pessoas de boa vontade, em 7 de setembro, assegurou que “a violência e a guerra nunca são caminho para a paz”. “Em cada agressão e em cada guerra fazemos renascer a Caím. Todos nós! E também hoje prolongamos esta história de confronto entre irmãos, também hoje levantamos a mão contra quem é nosso irmão”. “Quisesse que cada um de nós, desde o menor até o maior, incluídos aqueles que estão chamados a governar as nações, dissesse: Sim, queremos” caminhar pela rota da paz, disse o Papa Francisco.

Para assinar esta petição, pode acessar http://www.change.org/es/peticiones/comit%C3%A9-nobel-del-parlamento-noruego-revoque-el-premio-nobel-de-la-paz-a-obama-y-que-lo-reciba-el-papa-francisco