Papa Francisco propõe três gestos fundamentais para viver plenamente a missa
29 de julho de 2024, segundaO papa Francisco refletiu no Ângelus de hoje (28), na Praça de São Pedro, Vaticano, sobre três gestos essenciais que todo católico deve ter na missa: oferecer, dar graças e partilhar.
Partindo do Evangelho do dia, que narra o milagre dos pães e dos peixes (Jo 6, 1-15), o papa destacou como estes gestos são fundamentais para a vida cristã.
1. Oferecer
O papa começou sua reflexão falando do primeiro gesto: oferecer. Recordando o menino que ofereceu os seus cinco pães e dois peixes, disse: “É o gesto com o qual reconhecemos ter algo de bom para dar e dizemos o nosso ‘sim’, mesmo que o que temos seja muito pouco em relação às necessidades”. Na missa, este gesto é observado quando o sacerdote oferece o pão e o vinho sobre o altar, e cada um dos fiéis oferece a si mesmo e a sua própria vida.
O papa disse que, embora os nossos dons possam “parecer pouca coisa”, nas mãos de Deus podem tornar-se a “matéria para o milagre, o maior milagre que existe: aquele em que Ele mesmo, Ele mesmo, se torna presente entre nós, para a salvação do mundo”.
2. Dar graças
O segundo gesto é o de dar graças. No Evangelho, Jesus pega nos pães e dá graças antes de os dividir. O papa disse que dar graças é reconhecer que tudo o que temos é um dom de Deus: “Tudo o que tenho é dom teu, Senhor, e para te agradecer só posso devolver-te o que por primeiro me deste, junto com teu Filho Jesus Cristo, acrescentando a isso o que posso”.
Francisco também disse que cada um de nós pode dar algo, mesmo que seja pequeno: “O que posso dar ao Senhor? O que o pequeno pode dar ao Senhor? Dar...dizer ao Senhor: ‘Te amo’. Mas nós, pobrezinhos, o nosso amor é tão pequeno, mas dá-lo ao Senhor, o Senhor o recebe”.
3. Partilhar
O terceiro gesto é partilhar, que se manifesta plenamente na comunhão durante a missa. “Na missa é a comunhão, quando juntos nos aproximamos do altar para receber o Corpo e o Sangue de Cristo: fruto do dom de todos transformado pelo Senhor em alimento para todos”, disse o papa. Este momento, acrescentou, “nos ensina a viver cada gesto de amor como um dom de graça, tanto para quem a dá como para quem a recebe”.
O papa Francisco concluiu a sua reflexão convidando cada um a se questionar sobre a sua disponibilidade para oferecer, dar graças e partilhar: “Acredito realmente, pela graça de Deus, de ter algo único para dar aos meus irmãos, ou sinto-me anonimamente “um entre tantos”? Sou protagonista de um bem a ser doado? Sou agradecido ao Senhor pelos dons com os quais Ele continuamente manifesta a mim o seu amor? Vivo a partilha com os outros como um momento de encontro e de enriquecimento recíproco?”.
Por fim, pediu a intercessão da Virgem Maria para viver cada Eucaristia com fé e para reconhecer os “milagres” da graça de Deus na nossa vida cotidiana.
Fonte: https://www.acidigital.com
Outras notícias Relacionadas Papa Francisco propõe três gestos fundamentais para viver plenamente a missa - Blog notícias Fé Católica
- Quem se considera justo não se renova, afirma o Papa
- Cuidem também de si mesmos, pede o papa Francisco a padres e religiosos
- Cristãos não devem difundir o consumismo, orienta o Papa
- A vinda de Jesus é motivo de alegria porque traz a salvação, diz papa Francisco
- Santa Luzia é exemplo de liderança feminina na Igreja, diz papa Francisco
- A guerra é um horror, ofende Deus e a humanidade, afirma o Papa