Papa Francisco falará no Congresso dos EUA

06 de fevereiro de 2015, sexta Papa Francisco falará no Congresso dos EUA

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, um Pontífice visitará o Capitólio e falará em uma sessão conjunta do Congresso dos EUA.

Em um anúncio feito hoje pelo presidente da Câmara baixa, John Boehner, durante a sua coletiva de imprensa semanal, informou que o Papa Francisco visitará o Capitólio no dia 24 de Setembro. Tal notícia foi confirmada pelo porta-voz vaticano, Pe. Federico Lombardi.

Pouco depois, Speaker Boehner divulgou um comunicado e reconheceu a importância do evento. "Naquele dia, ele vai se tornar o primeiro líder da Santa Sé a falar em uma reunião conjunta do Congresso", disse o comunicado. "Será uma visita histórica, e nós somos verdadeiramente gratos de que o Papa Francisco tenha aceito o nosso convite."

Boehner já tinha convidado o Santo Padre há tempo dizendo: “É o primeiro Papa das américas e inspirou milhões de americanos com o seu modo pastoral e com a sua liderança de serviço, exortando todas as pessoas a conduzir uma vida de misericórdia, perdão, solidariedade e de humilde serviço”.

Hoje, reiterou portanto, a mensagem de compaixão e de dignidade” de Bergoglio é fundamental “em um momento de confusão global”. “Os seus ensinamentos, as orações, o seu exemplo, nos levam à benção das coisas simples e às nossas responsabilidades recíprocas”, acrescentou. "Estamos ansiosos para saudar calorosamente o Papa Francisco no nosso Capitólio e ouvir seu discurso em nome do Povo Americano". (ZENIT)