Colômbia se prepara para grande marcha pela vida e contra o aborto

21 de junho de 2015, domingo Colômbia se prepara para grande marcha pela vida e contra o aborto

O 23 de maio em Bogotá e mais de 26 cidades de Colômbia se celebrará a 9ª edição da Marcha pela Vida, uma iniciativa cidadã para expressar sua rejeição ao aborto no país ao recordar-se o nono ano de sua despenalização.

Em Bogotá, a marcha tem como hora de início as 9:00 a.m. (hora local), e o ponto de encontro é Torre Colpatria até Vaga de Bolívar.

Num comunicado difundido o 19 de maio, Amanda Rodríguez, porta-voz da plataforma coordenadora do evento, Unidos pela Vida, assinalou que a marcha nacional “tem como objetivo recusar a prática em massa do aborto em Colômbia, com motivo dos 9 anos de despenalização em nosso país, que ocasionou a morte de milhares de meninos por nascer, graves seqüelas em suas mães e na sociedade”.

Assinalou ademais do que nesta ocasião “recusaremos publicamente a regulamentação da eutanásia em Colômbia”.

Amanda Rodríguez alentou ao governo de Colômbia a promover “os cuidados paliativos para todos e seja abolida qualquer prática que atente contra a vida desde a concepção até a morte natural”.

“As famílias temos uma citação para defender aos mais vulneráveis”, sublinhou, e alentou a levar à marcha do 23 de maio a “meninos, jovens, avôs, todos unidos pela vida”.

O Nuncio Apostólico em Colômbia, Mons. Ettore Balestrero, expressou sua saudação e oração os participantes na 9 Marcha pela Vida e assegurou que “nenhuma pessoa pode ser um erro, e querer matar a uma pessoa e dizer tu és um erro, tu não tens que estar cá, isto não é aceitável”.

“Num país, numa sociedade que quer unir-se, reconciliarse, tentar e pretender que uma pessoa seja um erro isto é o contrário ao que se precisa para a união de uma sociedade”, assinalou, e sublinhou que “é desumano e não podemos em nome da humanidade ser tão desumanos de desprestigiar e até acabar com uma pessoa”.

Mons. Ettore Balestrero destacou que isto é ainda mais apelante “para os que têm fé”, pois sabemos que “Jesús se identifica com cada pessoa”.

“No rosto de cada pessoa vemos o rosto de Jesús. A pessoa é a carne de Cristo, como nos diz o Senhor e nos recorda o Papa Francisco”, indicou.

Para mais informação sobre a 9 Marcha pela Vida, pode ingressar à página em Facebook de Unidos Pela Vida: https://www.facebook.com/UnidosPorLaVida e sua conta em Twitter: https://twitter.com/UnidosxLaVidaCo