CNBB fará pesquisa para analisar perfil dos padres no Brasil
24 de abril de 2015, sextaA Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB apresenta, nesta quinta-feira, 23, na Assembleia Geral da CNBB, os encaminhamentos da pesquisa sobre o perfil dos presbíteros no Brasil.
Cada bispo levará aos padres de suas dioceses um questionário com 100 perguntas que poderão traçar um perfil social, de formação, vocacional e com outros aspectos de cada padre. Mais de 24 mil sacerdotes – número total no Brasil – deverão responder ao questionário.
Segundo Dom Pedro Brito, último responsável pela Comissão para os Ministérios Ordenados (o novo presidente é Dom Jaime Spengler), a proposta da pesquisa é levantar dados até então inexistentes sobre os padres brasileiros.
“Essa pesquisa será um banco de dados importantes, que depois poderemos fazer artigos e estudos sobre, por exemplo, a classe social dos padres do Brasil, a idade deles, a formação que eles têm, suas experiências de vida etc.”, explicou o bispo.
De acordo com dom Pedro, a previsão é que, até junho, os dados sejam coletados. Após isso, uma equipe fará a tabulação durante o restante do ano. A pesquisa será apresentada na próxima Assembleia Geral da CNBB.
Sobre a possibilidade de sair um documento embasado nos dados coletados, dom Pedro disse que isso será uma decisão da CNBB.
Outras notícias Relacionadas CNBB fará pesquisa para analisar perfil dos padres no Brasil - Blog notícias Fé Católica
- CNBB promove a Semana Nacional da Vida
- CNBB lança letra e música do hino da Campanha da Fraternidade 2025
- Pacto Contra a Fome, coalização da qual a CNBB faz parte, lança campanha contra desperdício de alimentos
- Em momento de Oração pela Unidade Cristã, colaboradores da CNBB reverenciam a cruz como símbolo da unidade
- Catequistas do Brasil vão receber o Ministério de Catequista durante a 61ª AG da CNBB
- CNBB reitera ser contrária à descriminalização das drogas no Brasil