Boko Haram volta a sequestrar a 500 mulheres e meninos na Nigéria

26 de maro de 2015, quinta Boko Haram volta a sequestrar a 500 mulheres e meninos na Nigéria

Apesar de o estado de Borno, no norte de Nigéria, ser liberado por tropas de Chade e Nigéria a princípios de março, o grupo yihaidista nigeriano Boko Haram entrou recentemente e sequestrado a mais de 500 mulheres e meninos principalmente menores de 11 anos que seqüestraram quando fugiam da cidade.

Antes de marchar-se da cidade de Damasak, no estado de Borno, assassinaram a 50 meninos, o que faz temer pela vida dos que foram sequestrados.

A corrente britânica BBC puco contatar com o senador do estado de Borno Maina Maaji Lawan, quem confirmou o desaparecimento dos meninos numa operação policial típica deste grupo islâmico. “Eles entregam aos mais jovens às madrasas (escolas islâmicas) e os varões entre 16 e 25 anos são recrutados e doutrinados para do que lhes provejam de fornecimentos em suas horríveis operações”, assinalou o senador à BBC.

Boko Haram significa “a educação ocidental está proibida” em idioma hausa, este grupo se fundou no ano 2002 como tentativa de opor-se à educação de estilo ocidental. Ainda que suas ações militares começaram em 2009 com o fim de criar um estado islâmico. Recentemente Boko Haram prometeu lealdade ao Estado Islâmico.