150 mil participam de caminhada penitencial em Salvador

24 de maro de 2014, segunda 150 mil participam de caminhada penitencial em Salvador

Na manhã deste domingo (23), 150 mil fiéis estiveram presentes na Caminhada Penitencial, promovida pela Arquidiocese de Salvador. A multidão participou de Missas em três locais diferentes (Conceição da Praia, Largo dos Mares e Lobato), às 6h30. “Estamos participando da Caminhada Penitencial porque queremos saciar a nossa sede. Nós somos o povo de Deus, que está em busca da Sua alegria, da Sua paz. Estamos aqui porque Ele foi quem marcou esse encontro conosco; Ele é quem deseja estabelecer um novo sentimento de amor”, disse o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, durante a homilia, na Conceição da Praia.

Após as Celebrações Eucarísticas, os fiéis que estavam na Conceição da Praia e no Lobato seguiram rumo ao Largo dos Mares. Um verdadeiro tapete humano tomou conta das ruas da Cidade Baixa. Animados por trios elétricos, crianças, jovens, adultos e idosos aproveitaram para fortalecer a fé. Dentre eles, estava Meire Alessandra dos Santos Conceição – membro da Comunidade Católica Nascidos da Cruz -, que há 29 anos participa da Caminhada Penitencial. “É um momento em que o povo pode fazer um ato de penitência, não só por si, mas por todos. É também um momento de rezar para que as injustiças sociais possam ser vistas pelos políticos de outra forma e para que eles possam ajudar as pessoas”, afirmou.

Além de poder participar do Sacramento da Confissão, homens e mulheres aproveitaram para doar alimentos não perecíveis às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). “Esta é uma procissão muito esperada por mim. Eu reconheço a importância de Deus na minha vida, eu reconheço que só com Ele eu posso ser melhor e só com Ele eu posso ter uma vida nova”, disse Elisângela Vitoriano, membro da Pastoral Vocacional.

Por volta das 10h, uma chuva fina caiu sobre a multidão que, alegre, completava os 8 km de caminhada. “Eu sou feliz por estar aqui hoje. Essa chuva que cai agora é uma verdadeira chuva de graças, tenho certeza”, disse Diego Ramos da Cruz, da Diocese de Camaçari.

Como acontece todos os anos, uma cruz foi carregada durante todo o percurso. Ao subirem a Colina Sagrada, os fiéis receberam a bênção final pelas mãos de Dom Murilo. “A Caminhada Penitencial me ajuda a renovar a minha fé em Deus”, afirmou a moradora do Conjunto Pirajá, que também participou da Caminhada Penitencial, Lúcia Maria Vieira dos Santos.