Dom Roque Scherer morre de infarto aos 65 anos
03 de julho de 2016, domingoO bispo da diocese de Joinville (SC), dom Irineu Roque Scherer, foi encontrado morto na manhã de sábado, 2 de julho, devido a um infarto fulminante. Dom Irineu tinha 65 anos e era natural de Cerro Largo (RS). Foi ordenado presbítero em 7 de janeiro de 1978, em Assis Chateaubriand (PR), e nomeado bispo, em 15 de abril de 1998. Recebeu a ordenação episcopal em 20 de junho do mesmo ano, em Toledo (PR). Escolheu como lema “A fé vence o mundo” (1 Jo 5,4).
Dom Irineu Roque Scherer era pós-graduado em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. De 1998 a 2007 foi bispo de Garanhuns (PE). Foi assessor da Pastoral da Comunicação e secretário do regional Nordeste 2; assessor da Pastoral Familiar, Pastoral da Comunicação, Movimentos e Novas Comunidades do regional Sul 4. Foi presidente da Fundação Dom Jaime de Barros Câmara. Desde 2007 era bispo de Joinville.
De acordo com informações da diocese de Joinville, o velório de dom Irineu será na Catedral da cidade a partir das 8h de domingo, 3 de julho. A missa solene será no mesmo dia, às 15, seguida de sepultamento.
Nota de pesar da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressa pesar pelo falecimento de dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville (SC), que sofreu infarto fulminante na noite de sexta-feira, 1º de julho. A mensagem é assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, a íntegra do texto:
Nota de pesar pelo falecimento de Dom Irineu Roque Scherer
“Se, pois, com tua boca confessares que Jesus é o Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Rm 10,9)
Neste sábado, 2 de julho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB recebe com pesar a notícia do falecimento de Dom Irineu Roque Scherer, aos 65 anos, vítima de um infarto fulminante.
Dom Irineu era natural de Cerro Largo (RS). Foi ordenado presbítero em 7 de janeiro de 1978, em Assis Chateaubriand (PR). Nomeado bispo de Garanhuns (PE), em 15 de abril de 1998. Recebeu a ordenação episcopal em 20 de junho do mesmo ano, em Toledo (PR). Escolheu como lema “A fé vence o mundo” (1 Jo 5,4). Desde 2007, era bispo de Joinville (SC). Dom Irineu foi assessor da Pastoral da Comunicação e secretário do Regional Nordeste 2; assessor da Pastoral Familiar, Pastoral da Comunicação, Movimentos e Novas Comunidades do Regional Sul 4. Também foi presidente da Fundação Dom Jaime de Barros Câmara.
A CNBB expressa solidariedade aos familiares, amigos e à Igreja Particular de Joinville. Ao mesmo tempo, agradece a Deus pela vida e ministério deste nosso irmão.
Com nossas preces,
+ Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB
Outras notícias Relacionadas Dom Roque Scherer morre de infarto aos 65 anos - Blog notícias Fé Católica
- Sínodo, dom Pedro Cipollini fala da necessidade de conversão espiritual, pastoral e de estruturas
- Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, será criado cardeal
- Reflexão para XXV Domingo do Tempo Comum
- A Igreja Doméstica como Centro da Espiritualidade Cristã
- Dom Antônio Carlos Cruz toma posse na diocese de Petrolina PE
- A fé é o primeiro dom a ser acolhido na vida cristã