Notícias

14 JAN
[Um gesto de agradecimento: imagem peregrina do Senhor do Bonfim percorre as ruas de Salvador e emociona fiéis ]

Um gesto de agradecimento: imagem peregrina do Senhor do Bonfim percorre as ruas de Salvador e emociona fiéis

A programação festiva segue até o próximo domingo (17)

Redação Fé Católica
[email protected]

 

A imagem peregrina do Senhor do Bonfim percorreu as ruas de Salvador (BA) na manhã desta quinta-feira (14). Este ano, em virtude da pandemia da Covid-19, o Cortejo e Lavagem das Escadarias da Basílica Santuário não ocorreu pela primeira vez em 276 anos. 

No percurso, a imagem que saiu da Igreja de Nossa Senhora da Vitória passou pela Avenida 7 de Setembro, Terreiro de Jesus, Avenida Carlos Gomes, Campo Grande, Forte de São Pedro, Avenida Contorno, Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia.  Pelas ruas fiéis demonstravam devoção, fé e emoção ao vê a passagem da Imagem.

 

Fiéis na Praça da Piedade durante a passagem da Imagem Peregrina - Foto: Manoel Eloy / Fé Católica
 

Após a chegada da imagem, no interior da Basílica, o padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim transmitiu a mensagem e concebeu a bênção através das redes sociais. "Suplicamos a sua misericórdia neste momento de tanta adversidade. Ele veio com seus braços abertos e o coração cheio de amor oferecendo graça divina, concordia, esperança", relatou no texto. 

O sacerdote ainda reforçou que saindo da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, o Senhor do Bonfim nos lembra que "tendo fé e fazendo a nossa parte para combater este virus invisível seremos vitoriosos", conclui lembrando a passagem bíblica: "No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.”, (São João, 16, 33). 

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica do Fé Católica. 

 


Novena

Os acessos à Colina Sagrada estarão fechados o dia todo para evitar a aglomeração de fiéis. Às 18h, o acesso à Basílica será liberado para que os fiéis possam participar da celebração da Novena, às 19h que será transmitida através da WebTv do Bonfim (canal do YouTube) e das redes sociais do Santuário. 


Confira a programação até o domingo: 

15.01.21 - Sexta-feira

19h – 8ª noite da novena 
Homenagem aos profissionais e trabalhadores da área da saúde.
Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos acreditando no poder da oração e na atuação da ciência (Mt 21,22).

16.01.21 – Sábado
8h às 17h - Drive Thru Solidário para recolher alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene. Local de entrega: Sede do Projeto Bom Samaritano.
19h -  9ª noite da novena
Homenagem aos trabalhadores da área de segurança pública e privada.
Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos experimentando a sua infinita misericórdia

DOMINGO - DIA DA FESTA (17.01.2021)

5h –  Alvorada  -  Apenas repique dos sinos (não haverá alvorada por respeito e atenção aos doentes internados nos hospitais próximos à Colina Sagrada). 
Horário das Missas: 5h40, 7h30, 9h, 10h30, 15h.
10h30min - Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, que, ao final da Celebração Eucarística dará a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária. 
15h – Saída da imagem peregrina do Senhor do Bonfim, em carro aberto, da Basílica para percorrer as ruas da Cidade Baixa e ser homenageada ao passar pelas portas das Igrejas católicas que compõem a Forania 4, região de Itapagipe (Nossa Senhora da Penha da França, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora dos Mares e São Jorge).