Notícias

07 ABR
[São Francisco Xavier: 515 anos do nascimento do Padroeiro de Salvador e das Missões  ]

São Francisco Xavier: 515 anos do nascimento do Padroeiro de Salvador e das Missões

Em 1539, Francisco participou da fundação de uma nova Ordem religiosa, denominada "Companhia de Jesus" ao lado de Pedro Fabro e Inácio de Loyola

 


Redação Fé Católica
[email protected] 

O dia 7 de abril marca o nascimento de São Francisco, Padroeiro de Salvador e das Missões, ao lado de Santa Tereza de Lisieux. Francisco Xavier nasceu há 515 anos, em 1506, no Castelo de Xavier, em Navarra, norte da Espanha, em uma família nobre: o pai, Juan de Jassu, era presidente do Conselho Real de Navarra.


Quarenta e seis anos de vida, dos quais onze em missão. Por este motivo, São Francisco Xavier pode ser considerado um verdadeiro "gigante da evangelização". Em sua existência breve, mas admirável pela sua fecundidade missionária, este religioso espanhol conseguiu levar o Evangelho ao Extremo Oriente, adaptando-o, com sabedoria, ao caráter e à linguagem de populações muito diferentes entre si.


Em 1539, Francisco participou da fundação de uma nova Ordem religiosa, denominada "Companhia de Jesus" ao lado de Pedro Fabro e Inácio de Loyola.


Francisco Xavier foi beatificado por Paulo V, em 1619, e canonizado por Gregório XV, em 1622. Foi proclamado Padroeiro do Oriente, em 1748; da Obra de Propagação da Fé, em 1904 e de todas as Missões (juntamente com Santa Teresa de Lisieux), em 1927. Seu pensamento pode resumir-se em uma oração, que ele sempre rezava: "Senhor, eu vos amo, não porque me podeis dar o céu ou me condenar ao inferno, mas porque sois meu Deus! Amo-vos porque vós sois vós"!

Com Vatican News