Notícias

26 MAI
[Santuário de Fátima retoma celebrações comunitárias no próximo sábado (30)]

Santuário de Fátima retoma celebrações comunitárias no próximo sábado (30)


Reitor convida peregrinos a regressarem.
 

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, lançou nesta terça-feira (26), um convite aos peregrinos, através de uma mensagem em vídeo, para que regressem à Cova da Iria, no recomeço das cerimônias com a presença de fiéis.

Assista ao vídeo: 

As celebrações com peregrinos estão de volta a partir do próximo sábado, 30 de maio e vão ser repartidas entre a Basílica da Santíssima Trindade e o recinto de oração.

O padre Carlos Cabecinhas fala do regresso das celebrações comunitárias ao Santuário e de “um tempo novo”, que deve ser vivido com segurança e responsabilidade.

“Será necessário respeitar procedimentos e observar o recomendável distanciamento físico mesmo no recinto”, alerta o responsável, lembrando o uso obrigatório de máscara nos espaços fechados.

Este santuário mariano vai concentrar na Basílica da Santíssima Trindade a maioria das celebrações eucarísticas do programa oficial, de segunda a domingo, à exceção da Missa das 11h que, até 26 de outubro, vai ser sempre celebrada no recinto de oração

A transferência das principais celebrações do programa oficial para a Basílica da Santíssima Trindade e para o recinto de oração “obedeceu a um critério de responsabilidade, que o Santuário tem vindo a adotar neste contexto de pandemia”.

As celebrações na Capelinha das Aparições também serão retomadas.

Para esta reabertura gradual, o Santuário de Fátima definiu estritas medidas de prevenção do contágio da Covid-19, com indicações e recomendações relativas à higienização dos espaços, higiene pessoal, etiqueta respiratória, distanciamento físico, monitorização dos sintomas e proteção individual, junto dos seus colaboradores e nos diversos espaços informativos ao peregrino de que dispõe.

Dentro dos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos.

Nestes espaços, e durante as celebrações, a máscara só deverá ser retirada no momento da Comunhão, que continuará a ser dada na mão.

A Bênção dos Veículos também sofre uma mudança: a partir do dia 31 de maio será feita semanalmente ao domingo no parque 12, ao lado do Centro Pastoral de Paulo VI, às 12h45 e 17h.
 

Da Redação 
Com informações da Agência Ecclesia
Foto: Reprodução / Youtube