Notícias

31 JUL
[Santo Inácio de Loyola é exemplo de entrega a Deus para jovem devoto]

Santo Inácio de Loyola é exemplo de entrega a Deus para jovem devoto


O Santo fundador da Companhia de Jesus é celebrado nesta sexta-feira, 31 de julho
 

“Obtendo detalhes sobre tudo, sobre sua ascese espiritual e o seu desejo de ser cada vez mais de Deus acabei me tornando um devoto Fiel de Santo Inácio, e sobretudo por admirar sua radicalidade, sua doação ,e seu processo de conversão e ao ponto de se tornar um dos Santos mais importantes na vida da igreja”, afirma o devoto de Santo Inácio de Loyola, André Júnior, 26, professor de português. 

Hoje a Igreja recorda a vida de Santo Inácio de Loyola, fundador da ordem religiosa Companhia de Jesus. Em Salvador, a Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo do Socorro, no bairro da Mata Segura possui a única comunidade na Arquidiocese de Salvador dedicada ao santo. Para celebrar o santo, a missa festiva será realizada às 19h e pode ser acompanhada através do canal da Paróquia neste link aqui.

André que é membro da comunidade dedicada ao santo em Salvador admite que tê-lo como padroeiro é um motivo de graça. “Muitas vezes nós pertencemos a uma comunidade ou o nosso bairro, por exemplo é batizado com o nome de algum Santo e por vezes não nos tocamos da presença da vida nele. Em alguns momentos da minha vida recorri a intercessão de Santo Inácio e por tê-lo como padroeiro da comunidade, por nomear bairro que eu moro, e por ser um santo pelo qual tem uma admiração muito profunda, e com certeza obtive  bençãos e Graças através da sua poderosa intercessão”, acredita. 

Para o professor de português, o maior ensinamento transmitido pelo santo está expresso em seu princípio que se tornou lema da Companhia de Jesus: “Para maior glória de Deus”. André recorda-se que Santo Inácio no seu processo de conversão fez tudo conforme este princípio. “Após ser baleado por um projétil de canhão, Santo Inácio levou um longo período para se recuperar e dedicou este tempo a leitura de obras que contribuíram para sua conversão, como: ‘Vita Christi’ de autoria de Ludolfo da Saxônio e Legenda áurea’ de Jacopo de Varazze, livro que era dedicado a vida dos santos”, lembra. 

Para André, neste tempo de pandemia, o sustento está no amor de Deus. “Sou grato ao Senhor pela vida de Santo Inácio. Aqui na terra ele foi um sinal importante para entendermos o sentido de doação, e sobretudo que em qualquer momento da nossa vida podemos nos converter e voltarmos para o Senhor pedindo perdão a ele, colocando-nos como aquele que precisa do amor dele. E sermos multiplicadores dessa graça e do seu amor, ao sermos multiplicadores seremos catequizadores”, crê.  

Oração para intercessão de Santo Inácio de Loyola:

Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória também
O meu entendimento e toda a minha vontade; Tudo o que tenho e possuo Vós me destes com amor
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo; Disponde deles, Senhor, segundo a Vossa vontade.
Dai-me somente o vosso amor, a vossa graça; Isso me basta nada mais quero pedir.


Foto: Arquivo Pessoal