Notícias

06 NOV
[Santa Dulce dos Pobres recebe título Doutor Honoris Causa]

Santa Dulce dos Pobres recebe título Doutor Honoris Causa

Universidade Católica de Brasília outorgou título à Santa Dulce, por sua vida dedicada aos pobres e doentes

A primeira santa brasileira, Santa Dulce dos pobres, recebeu, na noite desta terça-feira (5), em Brasília, o título Doutor Honoris Causa, por sua vida dedicada aos pobres e doentes, por sua luta em prol da dignidade humana e pela obra de caridade que fundou para acolher os mais necessitados.

Na cerimônia, realizada pela Universidade Católica de Brasília (UCB), a madre geral da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, Irmã Maria do Livramento, representou a santa (in memorian), canonizada no dia 13 de outubro deste ano.

A honraria é concedida a personalidades reconhecidas como importantes na sociedade. A homenagem aconteceu no Campus de Taguatinga, em que cerca de 150 pessoas estiveram presentes.

Na ocasião, também o cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo metropolitano de Brasília, recebeu a homenagem, pelo seu testemunho profético e dedicação à formação humana e acadêmica.

Honoris Causa

Honoris Causa é uma expressão em latim que atualmente pode ser compreendida como um título honorífico que significa “por causa de honra”. É uma honraria utilizada quando uma universidade de prestígio concede um título de honra a uma personalidade por seu trabalho, virtude ou mérito. Compreende-se que a pessoa agraciada com o título atingiu um alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos a ponto de ser considerado o grau honorário de doutor. Através da outorga do título, a instituição acadêmica demonstra seu reconhecimento às pessoas que contribuíram e continuam a dar sua contribuição para a transformação social, seja por meio do conhecimento ou da promoção da pessoa humana.
 

Fonte: Canção Nova
Foto: Arquivo OSID