Notícias

07 ABR
[Projeto de criação do Regional Leste 3 será votado na 58ª Assembleia Geral da CNBB]

Projeto de criação do Regional Leste 3 será votado na 58ª Assembleia Geral da CNBB

Caso o Regional Leste 3 seja aprovado, o Regional Leste 2 será formado exclusivamente pelas dioceses mineiras

Redação Fé Católica
[email protected]

Nos dias 12 a 16 de abril os bispos estarão reunidos, de forma virtual, para a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que terá como tema central o Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023).

Dentre os assuntos de pauta está a apresentação e votação do projeto de criação do Regional Leste 3 da CNBB composto pelas Igrejas Particulares do Estado do Espirito Santo: a arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus.

A proposta para criação do Regional Leste 3 teve inicio em 2019. Foi apreciado pelo Conselho Pastoral do Regional Leste 2 e submetida ao Conselho Permanente da CNBB com aprovação quase absoluta em 2020. Agora segue para aprovação e votação na 58ªAG.

A criação do Regional Leste 3 tem por objetivos a colegialidade da ação comum, do estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Os bispos também pretendem favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características das Comunidades Eclesiais de Base, sem que se perca a identidade especifica de cada região, e com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba.

Atualmente, o Regional Leste 2 reúne as quatro dioceses do Espírito Santo e todas as dioceses de Minas Gerais. Caso o Regional Leste 3 seja aprovado, o Regional Leste 2 será formado exclusivamente pelas dioceses mineiras.  

 

Com Regional Leste 2