Notícias

03 MAI
[Primeira remessa de vacinas da Pfizer será apenas para as capitais brasileiras]

Primeira remessa de vacinas da Pfizer será apenas para as capitais brasileiras

A Bahia possui 30 ultracongeladores com capacidade para armazenar as vacinas da Pfizer


Redação Fé Católica
[email protected] 

A primeira remessa com 26.900 doses da vacina da Pfizer que chegam à Bahia nesta segunda-feira (03) será destinada apenas para o município de Salvador. A coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Vânia Broucke, explica que essa é uma orientação do Ministério de Saúde.  
"Essa vacina vai chegar em uma temperatura ultranegativa a menos de 20 graus, e assim ela poderá permanecer por 15 dias. No momento que a gente coloca essa vacina de 2 a 8 graus, a gente só tem 5 dias para utilizá-la nas salas de vacina. A logística é um pouco diferente por causa do acondicionamento destas doses", pontua. 

Ela também fala sobre a logística de distribuição dos imunizantes, que necessitam de resfriamento a temperaturas de até -86°C. "A vacina Pfizer ela tem uma necessidade de acondicionamento diferente por conta de sua plataforma de produção", explica. 


A Bahia possui 30 ultracongeladores com capacidade para armazenar as vacinas da Pfizer. Os equipamentos estão localizados nos municípios de Feira de Santana,  Juazeiro, Jacobina, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Vitória da Conquista e na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, em Simões Filho, que atende toda a Região Metropolitana de Salvador.