Notícias

06 ABR
[Preparação à Festa de Pentecostes: RCCBrasil realizará 30 dias de consagração ao Espírito Santo]

Preparação à Festa de Pentecostes: RCCBrasil realizará 30 dias de consagração ao Espírito Santo

Após a consagração, os carismáticos são convidados a fazer a Novena de Pentecostes 

Redação Fé Católica
[email protected] 

Em preparação à Festa de Pentecostes de 2021, toda a Renovação Carismática Católica do Brasil (Movimento Eclesial), de todos os Estados e dioceses e cada membro de Grupo de Oração, é encorajada a fazer 30 dias de consagração ao Espírito Santo, iniciando no dia 14 de abril e encerrando no dia 13 de maio.

Tendo como roteiro o livro “Consagração ao Divino Espírito Santo”, de Jean-Phillipe Roullier, a obra foi largamente utilizado na França em preparação ao Jubileu de Ouro da RCC e pode ser adquirido na Loja oficial da Renovação neste link: http://rccshop.com.br/loja/consagracao-ao-divino-espirito-santo.html

 

Por que fazer a consagração? 

No dia 1 de janeiro de 1901, o Papa Leão XIII rezou o Veni Creator Spiritus e consagrou o século XX ao Espírito Santo. Como consequência, o século XX é chamado de “o século do Espírito Santo”, porque foi neste século que teve início, por pura iniciativa de Deus, o movimento pentecostal no mundo e o nascimento da Renovação Carismática Católica, dentre outros Movimentos, como fruto do Concílio Vaticano II.

Ao convocar o Concílio Vaticano II, o Papa São João XXIII, rezou:  Renova em nossa época os prodígios, como em novo Pentecostes; e todos nós sabemos como Deus atendeu a essa prece, deixando entrar na Igreja um sopro novo do Espírito!

Assim, num gesto de grande fé na ação do Espírito, todos unidos em oração, e de posse do livro “Consagração ao Espírito Santo”, recentemente lançado pela Editora RCCBRASIL, os carismáticos farão a consagração ao Divino Espírito.
 

Roteiro diário da Consagração 

A consagração ao Espírito Santo é uma proposta simples, porque as coisas de Deus são simples. Os passos para a oração diária serão sempre os mesmos:

- começamos rezando 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai, colocando-nos na presença de Deus e sob a intercessão de Nossa Senhora;

- a seguir, lemos e meditamos um texto bíblico sobre o Espírito Santo (indicado a cada dia no livro);

- após a meditação da Palavra, o livro apresenta uma breve colocação sobre o Espírito Santo feita por um santo, um doutor da Igreja ou um teólogo. São textos bem curtos, mas que tocam o nosso coração e nos tornam ainda mais receptivos ao Espírito;

- encerramos com uma oração (modelo sugerido no livro, mas podemos também fazer nossa própria oração em resposta ao que meditamos).

“Sempre quando intervém, o Espírito Santo nos deixa maravilhados. Suscita eventos cuja novidade causa admiração, muda radicalmente as pessoas e a história.” (Discurso de São João Paulo II aos participantes do Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais).

 

NOVENA DE PENTECOSTES - 14 a 22 de maio de 2021

Encorajado pela Irmã Elena Guerra, o Papa Leão XIII publicou vários documentos importantes sobre o Espírito Santo, sendo que o primeiro deles, escrito em 1895, foi uma Carta Apostólica, Provida Matris Caritate, a qual terminava pedindo aos fiéis para rezarem uma novena solene (9 dias de oração) ao Espírito Santo, entre as Festas da Ascensão e do Pentecostes, suplicando a unidade dos cristãos.

A proposta é fazermos esta novena oficial da Igreja logo após o término dos trinta dias de consagração ao Espírito Santo. Assim sendo, no dia 13 de maio – após 30 dias consecutivos – encerra-se a Consagração ao Espírito Santo e no dia 14 de maio inicia-se a Novena ao Espírito Santo.

O novenário terminará no dia 22 de maio, quando os carismáticos são convidados a participar da Vigília de Pentecostes organizada pelo CHARIS – Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica. Dia 23 é a Solenidade de Pentecostes.

A novena está disponível neste link aqui.



Foto: Reprodução / Sou Catequista