Notícias

06 MAR
[Pela primeira vez, novena e tríduo em honra a São José é realizado pelo Santuário Nacional de Aparecida]

Pela primeira vez, novena e tríduo em honra a São José é realizado pelo Santuário Nacional de Aparecida

A programação extensa marca o Ano dedicado ao pai nutrício de Jesus, vivido pelos fiéis católicos de dezembro de 2020 até o fim de 2021 

Redação Fé Católica
[email protected]

Preparando os fiéis para o Dia de São José, comemorado no próximo 19 de março, o Santuário Nacional realiza diversas celebrações em louvor ao pai nutrício de Jesus. A partir da próxima segunda-feira (08), tem início a Novena em louvor ao Patrono da Igreja Católica. A cerimônia acontece de segunda a sexta-feira das 18h às 19h30 na Basílica Velha de Aparecida (SP). Na Basílica Nova, as cerimônias festivas serão abertas com um tríduo de 16 a 18 de março, às 9h. No dia dedicado ao santo, 19 de março, diversas cerimônias acontecem em Aparecida (SP).

O patrono da Igreja Católica já é homenageado diariamente no Santuário Nacional durante a missa das 6h45, celebrada de segunda a sexta-feira em louvor a São José. Porém, esta é a primeira vez que a festa do santo é antecedida por uma Novena e por um Tríduo. A programação extensa marca o Ano dedicado ao pai nutrício de Jesus, vivido pelos fiéis católicos de dezembro de 2020 até o fim de 2021.

“É a primeira vez que realizamos a Novena em preparação a Festa de São José. Fomos motivados pela vivência do Ano Josefino, proclamado pelo Papa Francisco em comemoração aos 150 anos da proclamação do santo como padroeiro da Igreja Católica”, explica o prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Helder José.

A Novena acontece na Basílica Velha de Aparecida de 08 a 12 e de 15 a 18 de março. A celebração será antecedida por uma missa às 18h. As orações do Novenário começam logo após a Eucaristia, por volta das 19h.

Além da Novena na Basílica Velha, um Tríduo será rezado na Basílica Nova. Composto por missas, as cerimônias acontecem de 15 a 18 de março às 9h.

“Nestes três dias vamos meditar a Carta Apostólica Patris Corde, escrita pelo Papa Francisco, e pela qual ele convocou o Ano de São José. Os temas dos três dias retomam características do santo que foram ressaltadas por Francisco no documento”, detalha o sacerdote.

As comemorações em louvor a São José se encerram no dia 19 de março, data em que o calendário católico celebra o esposo da Virgem Maria. Neste dia, as missas serão celebradas na Basílica Nova às 6h45, 9h, 12h e 16h. Na Basílica Velha, a Eucaristia será rezada às 18h.

O Tríduo e a Novena serão transmitidos pelas redes sociais do Santuário Nacional e pela Rede Aparecida de Comunicação. Já no Dia de São José, as transmissões acontecem às 6h45, 9h, 12h e 18h pelos mesmos canais.

Foto: Thiago Leon | Santuário Nacional