Notícias

10 JUL
[Papa Francisco nomeia membros ordinários para Pontifícia Academia de Ciências Sociais]

Papa Francisco nomeia membros ordinários para Pontifícia Academia de Ciências Sociais


O Santo Padre nomeou nesta sexta-feira, 10 de junho como Membros Ordinários da Pontifícia Academia de Ciências Sociais: o Tribunal Prof. Pedro Morandé , Professor Emérito de Sociologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile);  ilustre Professor Mario Draghi , ex-Presidente do Banco Central Europeu (Itália); e o Prof. Kokunre Adetokunbo Agbontaen Eghafona , Professor de Sociologia e Antropologia da Universidade de Benin (Nigéria). 


Conheça o perfil de cada  de acordo com o boletim da sala de imprensa da Santa Sé:

Pedro Morandé Tribunal

Pedro Morandé Court nasceu em Santiago, Chile (3 de agosto de 1948), formado em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC) e doutorado em Sociologia pela Universidade Friedrich-Alexander. de Erlangen-Nuremberg (Alemanha). Na UC, foi Professor Titular e, em seguida, Chefe do Departamento de Sociologia (1987-1990), Pro Reitor (1990-1995), Decano da Faculdade de Ciências Sociais (1995 a 2014) e atualmente é Professor Emérito. Ele se especializou em Sociologia da cultura e religião e em Sociologia da Família, com especial atenção ao povo latino-americano e sua história social. Ele publicou inúmeros artigos sobre a identidade familiar e cultural da América Latina.

Mario Draghi

Nascido em Roma em 13 de setembro de 1947, o Prof. Mario Draghi se formou em Economia pela Universidade de La Sapienza e obteve seu doutorado em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts . Em 1981, tornou-se professor titular de Economia e Política Monetária na Faculdade "Cesare Alfieri" da Universidade de Florença. Foi Diretor Executivo do Banco Mundial e mais tarde Gerente Geral do Tesouro do Governo Italiano. Foi governador do Banco da Itália de 2005 a 2011 e presidente do Conselho de Estabilidade Financeira de 2006 a 2011, quando se tornou presidente do Banco Central Europeu até 2019. É membro do conselho de administração do Institute for Advanced Study(IAS) e o Gruppo dei Trenta (G30). Ele é autor de inúmeras publicações, com contribuições que vão da macroeconomia à economia internacional e política monetária.

Kokunre Adetokunbo Agbontaen Eghafona

Kokunre Adetokunbo Agbontaen Eghafona nasceu em 1 de outubro de 1959 em Londres (Grã-Bretanha). Ele estudou na Universidade de Benin , na cidade de Benin (Nigéria), obtendo um diploma em História e posteriormente um Mestrado em Artes . Ele também obteve um Mestrado em Arqueologia e Antropologia pela Universidade de Ibadan , em Ibadan (Nigéria). Na Universidade de Benin, ele é professor do Departamento de Sociologia e Antropologia desde 1992; tornou-se professor sêniorem 1996, professor associado em 2003, professor titular em 2008; e também ocupou vários cargos administrativos, incluindo: Chefe do Departamento de Sociologia e Antropologia (2009-2013) e Diretor de programas de meio período (2016). Ela também foi responsável pelo desenvolvimento sustentável na Rede de Soluções Sustentáveis ​​das Nações Unidas (2012-2017). Ela é autora de inúmeras publicações acadêmicas. Suas atividades científicas atuais incluem medidas para combater o tráfico de pessoas na Nigéria.

 

Foto: Banco de Imagens | Canva