Notícias

05 NOV
[Novembro Negro: Palestras, triagem e realizações de exames gratuitos acontecem em Salvador]

Novembro Negro: Palestras, triagem e realizações de exames gratuitos acontecem em Salvador

Ações ocorrem até 29 de novembro em diversos pontos da cidade. Na terça-feira (5), haverá rodas de conversas sobre o empoderamento negro, no centro Comunitário Jardim das Margaridas, em Itapuã.

 

Palestras, seminários, roda de conversas, triagem e realizações de exames são alguns dos serviços que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar em bairros de Salvador até o próximo dia 29 de novembro. A programação especial é dedicada ao Novembro Negro.

As atividades foram iniciadas desde sexta-feira (1º). Apesar disso, há oportunidades ao logo dos próximos dias. Nesta terça-feira (5), haverá rodas de conversas sobre o empoderamento negro, no centro Comunitário Jardim das Margaridas, em Itapuã.

Na quinta-feira (7), a população do subúrbio ferroviário da capital baiana vai poder aferir a pressão arterial, participar de avaliação nutricional, além de palestras sobre hanseníase. Essas atividades acontecerão no Distrito Sanitário da Liberdade, das 8h às 17h.

Já no dia 14 de novembro, a partir das 9h, na Lagoa do Abaeté, a programação disponibiliza apresentação de capoeira e cordel, oficina de turbante, além do Concurso da Beleza Negra. O público também vai ter acesso a palestras com abordagem à sexualidade negra, saúde nutricional com enfoque na alimentação africana, ação educativa em saúde bucal voltada à saúde da população negra.

Em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, vai acontecer uma roda de conversas sobre as doenças mais prevalentes nos negros, na Unidade de Saúde da Família (USF) de Nova Esperança.

No dia 21, na Unidade de Saúde da Família (UFS) de Mata Escura, vai ser ministrada a palestra "Por uma Salvador livre da discriminação e do racismo na saúde". A atividade está prevista para começar às 8h30, com o credenciamento. A mesa de abertura começa na sequência, 9h30.

Em 29 de novembro, último dia das ações, a Unidade de Saúde da Família (USF) San Martin vai contar com desfiles de trajes africanos, maquiagem, tranças nos cabelos. A lista completa das ações e atividades pode ser acessada pelo site da secretaria.

 

*Com colaboração G1
Foto: Divulgação