Notícias

30 JUL
[Hospital Santa Izabel celebra 127 anos de fundação nesta quinta (30)]

Hospital Santa Izabel celebra 127 anos de fundação nesta quinta (30)


O aniversário foi comemorado com celebração restrita.
 

Com certificado de excelência, o Hospital Santa Izabel celebra nesta quinta-feira (30), 127 anos de atendimentos e serviços prestados à população, no bairro de Nazaré, em Salvador. Mantido pela Santa Casa da Bahia é o primeiro hospital da Bahia. Para comemorar a data, um ato ecumênico foi realizado pelo padre Lázaro Muniz na Capela do próprio Hospital.

O hospital também é conhecido por ser pioneiro nas realizações de cirurgia robótica no Estado baiano. Anualmente, realiza cerca de 637.604 atendimentos e 17 mil cirurgias, atendendo, diariamente, 2 mil pacientes nas 39 especialidades médicas que possuí. Ao longos dos mais de cem anos, promove atividades de Ensino e Pesquisa, formando e aprimorando médicos e profissionais da área de saúde. 

Em decorrência do novo coronavírus, as atividades estão sendo retomadas, assim como as cirurgias eletivas, os exames diagnósticos e as consultas especializadas, com um rígido protocolo de higienização e proteção. 

História 

Foi inaugurado em 30 de julho de 1893, nos meados do século XVI, na capital baiana. Na época, a comunidade era regida pelo primeiro governo-geral da colônia portuguesa, originando-se então a atenção à saúde através da Santa Casa da Bahia. 

O hospital ganhou diversos nomes ao longo da sua trajetória. Foi conhecido como Hospital N. S. das Candeias, para os mais populares, Hospital da Cidade. Algum tempo depois, passou a ser chamado de Hospital São Cristóvão. Em 1833, juntamente com a Faculdade de Medicina da Bahia, foi transferido para o Terreiro de Jesus onde ficou por pouco mais de 60 anos. Atualmente, o hospital está localizado no bairro de Nazaré.

Em razão da sua longa trajetória e reconhecimento pelo trabalho de excelência na formação de profissionais médicos, o Programa de Residência Médica está entre as vagas mais disputadas da Bahia, com grande número de candidatos em diferentes regiões do país.
 

Foto: Divulgação