Notícias

28 ABR
[Fundação João Paulo I é fundada pelo Papa Francisco]

Fundação João Paulo I é fundada pelo Papa Francisco


A Fundação tem o objetivo de aprimorar e disseminar o conhecimento do pensamento, das obras e do exemplo do Papa João Paulo I.


O Santo Padre Francisco estabeleceu a Fundação João Paulo I do Vaticano, com personalidade jurídica canônica e civil e com sede na Secretaria de Estado. A iniciativa do pontífice foi publicada no boletim da Santa Sé desta terça-feira (28). 

Entre os objetivos da Fundação estão: aprimorar e disseminar o conhecimento do pensamento, das obras e do exemplo do Papa João Paulo ;  promover iniciativas como conferências, reuniões, seminários, sessões de estudo;  estabelecer prêmios e bolsas de estudos;  cuidar da atividade editorial, publicando os resultados de estudos e pesquisas próprias e trabalhos de terceiros; e propor-se como ponto de referência, na Itália e no exterior, para aqueles que operam na mesma área e com os mesmos fins. 

A Fundação que foi instituída numa audiência concedida ao Cardeal Secretário de Estado, em 10 de fevereiro de 2020 será regida pelas leis canônicas, pelos vigentes na Cidade do Vaticano e pelo Estatuto anexo, aprovado pelo Sumo Pontífice e que deve ser entendido como parte integrante deste ato.

O Santo Padre Francisco nomeou, de acordo com e para os fins do artigo 7 do Estatuto, o Presidente da Fundação na pessoa do Secretário de Estado, o Cardeal Pietro Parolin, que nomeou os membros do Conselho de Administração, por um período de cinco anos, nas pessoas de: Dr. Stefania Falasca, que também assume o cargo de Vice-Presidente da Fundação. ; Sua Eminência Cardeal Beniamino Stella; a Rev. Dom Andrea Celli; o Rev. Don Davide Fiocco; Dra. Lina Petri; Dr. Alfonso Cauteruccio.

Para o desempenho das atividades, a Fundação conta com um Comitê Científico, composto por seis membros, escolhidos entre personalidades de competência e experiência comprovadas, mas com possibilidade de expansão temporária para iniciativas, projetos, estudos, pesquisas ou consultas particulares. 


Da Redação
(Com informações do Boletim da Santa Sé)
Foto: Vatican News