Notícias

07 OUT
[Franciscanos Capuchinhos tem novo ministro provincial em Portugal]

Franciscanos Capuchinhos tem novo ministro provincial em Portugal

O novo governo provincial para o triênio 2020-2023 fica completo com mais três conselheiros.


Redação Fé Católica
[email protected]

A Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos tem a partir desta quarta-feira (07) um novo provincial e um novo governo para o triênio 2020-2023, eleitos no 19.º capítulo provincial que está a decorrer em Fátima.

Em nota enviada à Agência ECCLESIA, os Franciscanos Capuchinhos informam que os frades reunidos em capítulo elegeram frei António da Silva Martins como ministro provincial e frei Hermano Filipe Rodrigues como primeiro conselheiro e vigário provincial.

O novo governo provincial para o triênio 2020-2023 fica completo com mais três conselheiros, respetivamente: Frei Américo Costa, frei Luís Leitão e frei João José Guedes da Silva.

A reunião magna serviu também para “avaliar o último triénio”, para além de eleger o novo ministro e os conselheiros provinciais, e foi presidida por frei José Ángel Torres Rivera, vigário geral da ordem religiosa, em representação do ministro-geral frei Roberto Genuin.

O documento de trabalho apontou três grandes linhas de orientação, que podem ajudar o novo Conselho Provincial, a projetar a sua ação: “Guardiães da Fraternidade”, “Guardiães do Outro” e “Guardiães da Natureza”.

O novo provincial, frei António da Silva Martins, nasceu na freguesia de Negreiros, concelho de Barcelos, a 5 de dezembro de 1947, emitiu a profissão perpétua a 17 de maio de 1970, no convento do Porto, e foi ordenado sacerdote a 13 de dezembro de 1970, depois dos estudos de Filosofia no convento de Santa Maria, em Salamanca, de 1963 a 1966, e de Teologia no Porto, entre 1966 e 1970.

Os frades da Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos estão presentes em Barcelos (Arquidiocese de Braga), no Porto e Gondomar, em Fátima, em Lisboa, na Baixa da Banheira (Diocese de Setúbal), e em Timor-Leste.


Com informações da Agência Ecclesia
Foto: Capuchinhos | Reprodução / Ecclesia