Notícias

14 JAN
[Festa de Santa Maria Madalena 2022, União dos Palmares: Comunhão, Participação e Missão]

Festa de Santa Maria Madalena 2022, União dos Palmares: Comunhão, Participação e Missão

O tema da festa deste ano é: Santa Maria Madalena: Apóstola dos Apóstolos

Redação Fé Católica
[email protected]

A Novena e Festa da Padroeira de União dos Palmares de 2022 já tem data marcada: de 20 de janeiro a 02 de fevereiro e a Paróquia já está organizada para as celebrações em louvor à Excelsa padroeira.

O tema da festa deste ano é: Santa Maria Madalena: Apóstola dos Apóstolos e o Lema: “Que o seu testemunho nos inspire a sermos uma Igreja que vive intensamente: a comunhão, a participação e a Missão”. Para favorecer a participação de todos, as celebrações serão transmitidas pelas redes sociais @pascomsmm (YouTube e Facebook) e pela rádio local Quilombo FM.

Neste ano, o tema do novenário de Santa Maria Madalena foi inspirado pelo sínodo dos bispos que está acontecendo desde 2021 e que terá seu ponto mais alto em outubro de 2023.

Com a “Apóstola dos Apóstolos”, o povo palmarino e todos os seus devotos são chamados à cooperação na Missão da Igreja, que é dirigido a todo o Povo de Deus. Esse é um dos esforços  que o Papa Francisco tem deixado bem claro, mas de forma especial quando na ocasião da comemoração do cinquentenário da Instituição do Sínodo dos Bispos em 2015,  ele fez um convite direto a todo o Povo de Deus para contribuir com os esforços da igreja no sentido da cura: “é necessário que cada batizado se sinta envolvido na transformação eclesial e social de que tanto necessitamos. Esta transformação exige conversão pessoal e comunitária e leva-nos a olhar na mesma direção do olhar do Senhor”. É neste espírito em que se celebrará a Festa de Santa Maria Madalena de 2022.

Além do tema principal, outros assuntos vão conduzir as reflexões durante os dias festivos. Entre eles, a defesa da vida, a ecologia, a Fraternidade e Educação, tema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2022, e, com certeza não faltarão em nossa festa as Lives da Fé, onde teremos após as missas show de músicas católicas, entrevistas, participação do público, sorteios e muita interação com a comunidade através das redes sociais.

A Padroeira não deixará de ser celebrada em sua dimensão religiosa. Desde o início da pandemia a Paróquia tem o cuidado de oferecer aos paroquianos toda a atenção e disponibiliza aos fiéis a assistência necessária contra o corona vírus, exigindo o uso de máscaras, aferindo a temperatura, oferecendo álcool 70° e mantendo a demarcação dos bancos para que se mantenha a distância recomendada pelas autoridades durante as celebrações.

Com informações e foto da Arquidiocese de Maceió