Notícias

11 SET
[

"Falta solidariedade", aponta OMS sobre compromisso dos países diante da pandemia

O vírus já causou mais de 900 mil vítimas, um número recorde de infecções na Índia, em apenas um dia, mais de 96 mil casos e no Brasil a situação continua grave.
 

Redação Fé Católica
[email protected]

A Organização Mundial da Saúde não tem dúvidas sobre a atitude da comunidade internacional: "Não há solidariedade" explica o Diretor Geral Tedros Adhanom Ghebreyesus. "Há uma falta de liderança das potências mundiais para conter a pandemia que até hoje causou mais de 900 mil vítimas, 28 milhões de casos, destes, 8 milhões só na América Latina". O fim da emergência não está próximo, explicam de Genebra, e até mesmo a ONU pede um "salto de qualidade" para o financiamento de vacinas. Até agora o programa arrecadou menos de 3 bilhões de dólares, e das 35 vacinas em experimentação 9 estão nas etapas finais, e uma vacinação generalizada não é esperada antes de meados de 2021.

Contágios em aumento
Enquanto isso, o número de infectados continua a aumentar na Índia, que ultrapassou o Brasil,  com um novo recorde diário da doença: em apenas 24 horas: 96.551 novos infectados, elevando o número total de pessoas infectadas para mais de 4,5 milhões, e o número de mortos aumenta dia a dia. Atualmente a Índia é o segundo país em número de infectados pela Covid-19 no mundo. 

Os Estados Unidos continuam sendo o país mais afetado e daqui vêm as declarações do Presidente Trump, que se defende contra a acusação de ter mentido sobre o coronavírus, diminuindo sua periculosidade embora conhecesse os riscos, como denuncia o jornalista Woodward em seu livro. "Eu não menti", respondeu ele, "o que eu disse foi que não se deveria entrar em pânico".

Enquanto que o Brasil chegou nesta quinta-feira (10) a 4, 24 milhões casos confirmados de coronavírus com 130 mil mortos, assim aponta o consórcio de veículos de imprensa. E no Mundo o número total de casos de coronavírus é de 28,2 milhões com 909 mil mortos.

Com informações do Vatican News
Foto: Banco de Imagens | Canva