Notícias

27 NOV
[Dom Itamar Vian é internado em Feira de Santana após sofrer infarto]

Dom Itamar Vian é internado em Feira de Santana após sofrer infarto

O quadro clínico foi estabilizado e ele será transferido para outro hospital da cidade.
 

No final da manhã desta quarta-feira (27), o arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, sentiu-se mal, quando estava em casa, e foi socorrido para o Hospital Unimed. Ele sofreu infarto e foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O quadro clínico foi estabilizado e será transferido para o Instituto Nobre de Cardiologia - Incardio, onde será submetido a outra avaliação médica e novos exames. 

“Irmãos, foi constatado um princípio de infarto no nosso Arcebispo emérito, no entanto,após aquele primeiro momento crítico, temos agora a boa notícia de que ele está com a consciência recobrada, segundo uma enfermeira que estava na sala de reanimação para onde ele foi levado,  ele está conversando já e sendo medicado. Assim q estiver mais estável, será transferido para o Incardio, para fins de procedimentos mais adequados à sua situação. A ambulância já está aqui.  Estamos aqui no hospital neste momento,  o Mons. Nery, Pe. Aristóteles e eu. Vamos acompanhar a transferência.  Estiveram aqui o Mons.  Luiz, Pe. Hipólito e Pe. Augusto. Rezemos pelo nosso Arcebispo Emérito”, informou o Padre Gerson em nota oficial.

Quando chegou ao hospital, Dom Itamar estava em situação crítica. “Logo quando cheguei aqui na Unimed o primeiro boletim é que ele estava em um quadro crítico porque a pressão dele estava em quase zero e os batimentos cardíacos estavam em 20, praticamente descorado já, mas graças ao bom Deus, e a equipe médica que cuidou de Dom Itamar Vian, esse quadro foi revertido e, segundo os médicos, mudou da água para o vinho. Temos aí um acontecimento muito favorável à vida de Dom Itamar que é o reestabelecimento de seus batimentos cardíacos, e da sua pressão arterial”, afirmou.

O padre Gerson disse também que a melhora se deu, inclusive, no ponto de vista de consciência, que foi reestabelecida.

“Ele já fala uma ou outra coisa, mas é tranquilizador o que os médicos passaram no último boletim. Disseram que ele vai para o Incardio porque existe a necessidade que alguns procedimentos para realmente ver de fato qual foi a causa do infarto. O que interferiu para que de fato ele tenha chegado a essa situação e no Incardio, me parece que tem a estrutura necessária para que faça todo o procedimento e para trazê-lo ao estado mais pleno de sua saúde”, concluiu.

O atual arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni está em Brasília, cumprindo agenda informou que Dom Itamar passou mal após receber a notícia de que seu irmão havia falecido, no Rio Grande do Sul.