Notícias

16 OUT
[Dom Hélio Pereira dos Santos é nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Serrinha]

Dom Hélio Pereira dos Santos é nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Serrinha

Dom Hélio está na Sede Primacial desde 27 de abril de 2016 quando foi nomeado bispo titular de Tiava e auxiliar de São Salvador da Bahia
 

Redação Fé Católica
[email protected]

O Santo Padre, o Papa Francisco, acolhendo a solicitação do Excelentíssimo Dom Ottorino Assolari, CSF, de poder contar com a colaboração de um Coadjutor, nomeou nesta sexta-feira (16) Bispo Coadjutor da Diocese de Serrinha, o Excelentíssimo Dom Hélio Pereira dos Santos, transferindo-o da sede titular de “Tiava” e do ofício de Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

O Arcebispo Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, expressa os cumprimentos e o agradecimento da Arquidiocese de São Salvador a Dom Hélio e convida todos a rezarem por ele.

“Felicitamos a Dom Hélio pela sua nomeação como Bispo Coadjutor da Diocese de Serrinha, expressando-lhe a nossa profunda gratidão, em nome da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, pela sua presença fraterna e dedicação como bispo auxiliar, em Salvador, desde 06 de agosto de 2016. Rezemos por Dom Hélio e por sua nova missão, na Diocese de Serrinha, pedindo a Deus para lhe recompensar pelo ministério exercido na Arquidiocese de São Salvador. Desejamos a Dom Hélio feliz ministério episcopal na Diocese de Serrinha, com muitas bênçãos de Deus!”

Biografia

SE Dom Hélio Pereira dos Santos nasceu em 18 de novembro de 1967 no Pão de Açúcar, na Diocese de Palmeira dos Índios, no Estado de Alagoas.

Concluiu os estudos em Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió (1990-1992) e em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993-1996). Frequentou o curso de Letras na Universidade Estadual de Alagoas e especializou-se em História no Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e em ensino de Inglês na Universidade Cândido Mendes.

Em 19 de dezembro de 1996 foi ordenado sacerdote, incardinando-se na Diocese de Palmeira dos Índios, onde exerceu os seguintes cargos: Tesoureiro do Colégio São Vicente do Pão de Açúcar-AL; Reitor do Seminário São João Maria Vianney de Palmeira dos Índios-AL; Capelão de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia de São Vicente e da Divina Pastora na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo ; Vigário de Freguesia de Nossa Senhora da Saúde em Igaci-AL; Coordenador Diocesano de Pastoral; Vigário Geral; Chanceler da Cúria; Pároco de Bom Jesus dos Pobrespara Quebrangulo-AL; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores. Adicionalmente, foi Professor da Fundação Estadual da Saúde de Sergipe, do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e da Faculdade Santo Tomás de Aquino de Palmeira dos Índios-AL.

Em 27 de abril de 2016 foi nomeado bispo titular de Tiava e auxiliar de São Salvador da Bahia, recebendo a ordenação episcopal no dia 22 de julho seguinte.

Na Região Nordeste 3 da Conferência Episcopal Brasileira, é Chefe da Comissão dos Diáconos.

Foto: André Machado | Reprodução | Arquidiocese de Salvador