Notícias

31 JUL
[Doação de leite materno: agosto dourado destaca importância da iniciativa]

Doação de leite materno: agosto dourado destaca importância da iniciativa


No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999.
 

O mês de agosto é voltado para a conscientização da necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade. Por isso foi criado o Agosto Dourado. Estudos apontam que a amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil em crianças menores de 5 anos. 

Conforme o Ministério da Saúde, um pote de leite materno doado pode suprir a necessidade de até dez recém-nascidos internados, por dia. Dependendo do peso do bebê, cerca de 1 ml já é o suficiente para nutrí-lo. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido a uma criança.

Agosto Dourado

 A campanha teve origem a partir de um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no ano de 1991, cujo objetivo era elaborar ações a nível mundial para conscientizar sobre a importância da amamentação até pelo menos os dois anos de idade. A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) acontece de 1 a 7 de agosto em vários países.

No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999. No ano de 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno.

 

Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil