Notícias

28 NOV
[Dia de Ação de Graças: Uma data para se comemorar em família]

Dia de Ação de Graças: Uma data para se comemorar em família

O Dia Mundial de Ação de Graças, que em 2019 é celebrado em 28 de novembro, é um dos feriados mais tradicionais nos Estados Unidos,  Canadá e ilhas do Caribe.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é uma data comemorada em família, por isso, é comum as pessoas viajarem para se reunir com os seus familiares. Além disso, são realizados desfiles, missas e festas. A reunião com a família à noite é muito próxima da maneira como os brasileiros celebram o Natal, onde o principal prato é o peru.

Assim como costuma-se ver em filmes e séries norte-americanos, a simbologia deste dia, que atualmente está concentrada na gratidão pelo ano que passou, além de expressar gratidão a Deus, as pessoas reconhecem tudo de bom que receberam ao longo do ano e demonstram carinho entre si. Mas, no passado, tinha muito a ver com festejar boas colheitas.

Origem do Dia de Ação de Graças

Tradicionalmente, esse dia se difundiu após a época da colheita, com o intuito de agradecer pela fartura. Por isso, mesas fartas e famílias reunidas para realizar orações caracterizam essa data.

No início, a comemoração era feita no outono, e a primeira aconteceu em 1621. Após terem tido um inverno bastante rigoroso, as pessoas organizaram uma festa para celebrar a colheita produtiva. Desde então, em todos os anos seguintes, a festa para agradecer as boas colheitas do ano passou a ser tradição. Em 1863, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, decretou oficialmente que: a 4ª quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças, para expressar gratidão a Deus e, também, demonstrar gratidão às pessoas.

Celebração no Brasil

A comemoração foi instituída no Brasil pela Lei n.º 781, de 17 de agosto de 1949, sugerida pelo embaixador Joaquim Nabuco durante o governo de Gaspar Dutra. Entretanto, apenas no ano de 1966, com a Lei nº 5.110, foi instituído que a comemoração ocorreria no mesmo dia que é celebrada nos EUA, na quarta quinta-feira de novembro.

No Brasil, nem todos comemoram o Dia de Ação de Graças. Geralmente, o dia de agradecimento fica a cargo de algumas igrejas protestantes, bem como de famílias cuja origem seja norte-americana.

O sentido religioso

Embora seja uma festa mais celebrada na América do Norte, tem um sentido religioso bem amplo e bonito. Dar glória a Deus, agradecer pelas graças, dons e bênçãos que d’Ele recebemos todos os dias de nossa vida, são ações fundamentais à nossa fé. 

A Missa é, acima de tudo, um ato de Ação de Graças, em que, por meio de Cristo na pessoa do sacerdote, oferecemos ao Pai toda a Criação, simbolizada no pão e no vinho que serão transformados no Corpo e no Sangue de Cristo.


Foto: Getty Images