Notícias

10 NOV
[Decano do Colégio dos Cardeais toma posse da Igreja Suburbicariana de Ostia na Itália]

Decano do Colégio dos Cardeais toma posse da Igreja Suburbicariana de Ostia na Itália

A nomeação do Cardeal Giovanni Battista para o cargo foi aprovada pelo Papa Francisco, após eleição em janeiro deste ano 

Redação Fé Católica
[email protected]

No próximo domingo, 15 de novembro de 2020, às 10h, o Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito Emérito da Congregação para os Bispos e Decano do Colégio Cardinalício, tomará posse do Título da Igreja Suburbicariana de Ostia, na Catedral de Sant'Aurea de Ostia Antica, Piazza della Rocca, 13, na Itália. A informação foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé nesta terça-feira (10).

O Papa Francisco aprovou em 18 de janeiro de 2020 a eleição do Decano do Colégio Cardinalício na pessoa do cardeal Giovanni Battista Re, da Igreja Suburbicária de Sabina-Poggio Mirteto, quando o cardeal recebeu o título da Igreja Suburbicária de Ostia. 


O que faz o Decano?
O Decano preside o Colégio, mas não tem poderes de governo sobre os outros cardeais, sendo um "primus inter pares". O Decano convoca o Conclave em caso de Sede vacante e o preside caso tiver menos de 80 anos e, portanto, é incluído na lista de eleitores.

Em dezembro, o Papa havia aceitado a renúncia por motivo de idade do cardeal Angelo Sodano como Decano do Colégio de Cardeais e, com um Motu Proprio específico, estabeleceu que, a partir de agora, essa função terá a duração de 5 anos, eventualmente renovável, e, que no final do mandato, o cardeal que deixa o cargo receberá o título de "Decano emérito".

Com informações e foto Vatican News