Notícias

10 JUN
[Conheça história das obras e imagens de Marcelino Champagnat em documento digital]

Conheça história das obras e imagens de Marcelino Champagnat em documento digital

Representações artísticas são relembradas pela Província Marista Brasil Centro-Sul no mês em que celebra-se o dia do Padre Marista
 

Redação Fé Católica
[email protected] 

No mês de junho, comemora-se o Dia de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas. Para homenageá-lo, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) organizou uma linha do tempo com as principais representações artísticas do Padre ao longo dos anos, visando apresentar ao público a história do Padre Marista com detalhes, evidenciando de que forma sua imagem foi sendo atualizada com o passar dos anos.

Conforme explica Angelo Ricordi, integrante da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, a ideia surgiu a partir de um resgate da pintura do busto de Champagnat, assinada pelo pintor e ilustrador Vicente Caruso (1912-1986), em 1980. Obra que o Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, trouxe recentemente de São Paulo para o Memorial Marista, em Curitiba.

Intitulado Memórias e arte: a história das obras e imagens de Marcelino Champagnato documento reúne as principais iconografias do Padre, desde a primeira pintura, feita em 1841, pelo pintor Joseph Ravery (1800-1868), até a mais recente, feita em 1999, pelo pintor espanhol Gregorio Dominguez Gonzalez, o Goyo.

De acordo com Ricordi, a cronologia das artes fornece uma série de informações e curiosidades que possibilitam conhecer com profundidade a história de Marcelino. “Na arte expressa em cada quadro ou escultura de Champagnat estão codificados elementos importantes da cultura, da teologia, da espiritualidade e até mesmo da visão de mundo que marcaram os Irmãos Maristas e, hoje, os Maristas de Champagnat do nosso tempo”, explica.

Segundo ele, a obra de Caruso, mas também as outras representações de Marcelino, contêm uma série de elementos históricos que, ao serem analisados em profundidade, possibilitam o resgate de tópicos essenciais sobre a representação visual do fundador.

“Ao passarmos pela rápida história sobre imagens de São Marcelino Champagnat, reafirmamos a importância do quadro de Caruso e de outros artistas importantes, que hoje temos à disposição no Memorial Marista”, enfatiza Ricordi. Fundado em 2017, o Memorial realiza o trabalho de aproximar visitantes da história de Marcelino Champagnat. O espaço, que atualmente pode receber visitas virtuais, também atua nas áreas de pesquisa histórica, publicações, espiritualidade, preservação de acervos documentais e audiovisuais.

Onde encontrar a linha do tempo?

A linha do tempo Memórias e arte: a história das obras e imagens de Marcelino Champagnat, realizada em homenagem ao mês de São Marcelino Champagnat está disponível para download aqui.

Sobre a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) é uma unidade administrativa do Instituto Marista, que foi idealizado em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia. A instituição atua em prol da missão Marista, que é ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens. Saiba mais no site: www.marista.org.br.