Notícias

18 NOV
[Cáritas Brasileira lança 'Guia: Travessias' com orientações e cuidados para Covid-19]

Cáritas Brasileira lança 'Guia: Travessias' com orientações e cuidados para Covid-19

O guia tem o intuito de apresentar informações seguras sobre a prevenção, cuidados físicos e emocionais


Redação Fé Católica
[email protected]

 

A Cáritas Brasileira por meio dos projetos Ajuri e Orinoco lança o guia “Travessias: Orientações e cuidados para covid-19”, que tem o intuito de apresentar informações seguras sobre a prevenção, cuidados físicos e emocionais para esse momento de transformação que o mundo está passando.

O objetivo do Guia é exatamente democratizar a dimensão do cuidado, fazendo com que todas e todos tenham acesso a informações básicas. Nesse sentido, além de disponibilizar o Guia online e gratuitamente no site da Cáritas, o material também será utilizado pelos agentes sociais em diferentes projetos, especialmente, na região norte do Brasil, no âmbito projetos emergenciais Ajuri e Orinoco.

Acesse o Guia aqui: https://bit.ly/3fcXUt2

Entre as informações disponibilizadas, estão desde os mais básicos, como: o que é covid-19?;  sintomas;  como prevenir; cuidados na rua;  cuidados em casa até orientações mais específicas como: “o que fazer com as crianças?” e “saúde mental”. Todas as informações partiram de fontes oficiais da organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), além do Plano de Contingência da Cáritas Brasileira.

Sobre os projetos 

Os projetos Ajuri e Orinoco atuam na região Norte do Brasil e estão dentro do  Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (Magre), uma das áreas prioritárias de atuação da Cáritas Brasileira. A principal atuação dos projetos está ligada em uma ação de WASH, que tem como objetivo possibilitar o acesso à água, saneamento e higiene à populações em vulnerabilidades. O termo WASH deriva das palavras em inglês water (água), sanitation (saneamento) e hygiene (higiene).


Ajuri

O Projeto Ajuri: Pela Vida na Amazônia, objetiva reduzir riscos de infecção por Covid-19 em comunidades mais vulneráveis de 11 municípios amazônicos (Coari,  Tefé, Maraã, Alvarães, Fonte Boa, Juruá, Uarini, Parintins, Itacoatiara, Silves e Itapiranga), 2 Dioceses (Coari e Parintins) e 2 Prelazias (Tefé e Itacoatiara), através da orientação popular para promoção de higiene, de distribuição de kits de higiene e prevenção. Além, da implementação de tecnologias sociais de acesso à água que são afetadas com as secas da Região.

Serão 5 mil famílias, aproximadamente 25 mil pessoas atendidas pela promoção de kits de higiene e prevenção nas áreas onde o impacto da Covid-19 é severo e a transmissão é generalizada. O projeto beneficiará 125 famílias com a implantação de sistemas sociais de acesso à água através da captação das chuvas.

Orinoco

Desde 2019, o Projeto Orinoco realiza suas ações em Boa Vista e em Pacaraima com a construção de Instalações, em espaços cedidos pelas igrejas católicas, que contam com água de poço artesiano para utilização de chuveiros e sanitários e sistema energia solar. Além  Os bebedouros são abastecidos pela concessionária estadual de água e toda a água consumida é monitorada para garantir o padrão de potabilidade.

A segunda etapa do Orinoco, iniciada no segundo outubro deste ano, tem o foco de atender as necessidades urgentes de 6.554 migrantes em ao menos 14 ocupações espontâneas, na capital e fronteira; construir uma nova lavanderia, uma nova instalação na rodoviária de Boa Vista e, também, garantir a manutenção do funcionamento das instalações já construídas na primeira fase. 

Ambos projetos são desenvolvidos pela Cáritas Brasileira,  em parceria com a Catholic Relief Services (CRS) e com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID-BHA).


Com informações da Cáritas Brasileira