Notícias

10 NOV
[Arquidiocese de Fortaleza celebra 105 anos de criação hoje (10)]

Arquidiocese de Fortaleza celebra 105 anos de criação hoje (10)

Para comemorar a data acontece a live “celebre a nossa história”, a partir das 20h no facebook e youtube da Arquidiocese 
 

Redação Fé Católica
[email protected]

A Igreja particular de Fortaleza celebra hoje, 10 de novembro, 105 anos de criação. Todo povo de Deus festeja 105 anos de caminhada arquidiocesana. Antes de 1915, a a Diocese do Ceará que compreendia todo o Estado, com apenas 34 paróquias e 1 curato. Após, mais de 1 século vemos os frutos do crescimento pastoral em nossas comunidades.

Para comemorar essa data acontecerá a live “celebre a nossa história”, a partir das 20h. O evento será apresentado por padre Fernando Antonio, pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, Jereissatti II e Paula Mota, do Setor Juventude da Arquidiocese.

A live será transmitida da paróquia mais nova da Arquidiocese, Santa Paula Frassinetti, na Granja Lisboa. Você pode acompanhar pelo Facebook https://www.facebook.com/arqfortaleza e Youtube: https://www.youtube.com/user/arqfortaleza


 



História
A Diocese do Ceará foi criada em 1853 por um decreto do Imperador Dom Pedro II. No ano seguinte, em 6 de junho de 1854, o papa Pio IX expediu a Bula Pro animarum salute, criando a Diocese nos trâmites da Igreja.

O primeiro bispo da Diocese foi Dom Luis Antônio dos Santos.

A Diocese do Ceará, com a criação das Dioceses de Crato e Sobral, foi elevada a Arquidiocese de Fortaleza, em 10 de novembro de 1915, pela Bula “Catholicae Religionis Bonum”do Papa Bento XV. Em 1939, deu-se criação da Diocese de Limoeiro do Norte; em 1960, criação da Diocese de Iguatu e em 1963 foi criada da Diocese de Crateús e em 1971 as Diocese de Itapipoca, Quixadá e Tia.


Com informações e foto da Arquidiocese de Fortaleza