Notícias

31 MAR
[Aplicativo Coronavírus SUS alerta usuários por mensagens de texto]

Aplicativo Coronavírus SUS alerta usuários por mensagens de texto


Disponível nas plataformas digitais, nova versão aumenta oferta de serviços no combate ao novo coronavírus.
 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o novo vírus, a nova versão do aplicativo traz informativos com diversos tópicos como por exemplo os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção e mapa indicando unidades de saúde próximas. Com a atualização, o usuário pode interagir através dos dispositivos móveis.
 
Com a nova atualização o Ministério da Saúde  vai poder enviar mensagens e alertas aos celulares e tablets. O app não precisa estar sendo utilizado para receber os alertas. A Secretaria de Vigilância em Saúde, responsável pela vigilância epidemiológica da pandemia do coronavírus no Brasil, poderá disponibilizar comunicados para usuários em geral ou segmentos públicos específicos. 

Na ferramenta, a avaliação de possível infecção ganhou nova atualização. Novos dados que qualificam o usuário dentro dos grupos de risco, conforme idade, sexo e comorbidades (associação de duas ou mais doenças) também foram atualizados. É importante frisar que o teste disponível na plataforma é apenas um indicativo, precisando ser referendado por uma autoridade médica.

Os detalhes sobre as unidades básicas de saúde mais próximas agora inclui os horários de atendimento ao público e se, no momento da consulta, estão abertas ou fechadas.

Além de língua portuguesa, o aplicativo possui os idiomas espanhol e inglês, abrangendo as informações a estrangeiros. Outra novidade são os recursos de acessibilidade, garantindo informações às pessoas com deficiência.

O aplicativo Coronavírus SUS foi desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Até o momento mais de 3,5 milhões de usuários já efetuaram o download da ferramenta. 

Disque Saúde 136

Para saber mais ou tirar dúvidas sobre a COVID-19, a população também pode contar com o serviço de informações do Disque Saúde 136, sob a responsabilidade da Ouvidoria-Geral do SUS. O canal é gratuito e tem o objetivo de ajudar com informações sobre o coronavírus e seu enfrentamento. O Disque Saúde 136 registrou entre 15 e 25 de março mais de 250 mil ligações sobre COVID-19.
 

*Com informações do Ministério da Saúde
Foto: Arte/Ministério da Saúde