Notícias

03 MAI
[Ano Celebrativo é inaugurado pelas Pontifícias Obras Missionarias (POM) ]

Ano Celebrativo é inaugurado pelas Pontifícias Obras Missionarias (POM)

Presente em 130 países, as POM vivem um processo de renovação, tendo como objetivo voltar às fontes do seu carisma fundacional
 

Redação Fé Católica
[email protected] 

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) – organismos oficiais da Igreja Católica, vinculados à Congregação para a Evangelização dos Povos, dão início nesta segunda-feira, 3 de maio, ao ‘Ano Celebrativo das POM’, que comemora em 2022 os 200 anos da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, 100 anos de elevação do caráter pontifício das Obras e 400 anos da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Presente em 130 países, as POM vivem um processo de renovação, tendo como objetivo voltar às fontes do seu carisma fundacional, iniciado com a leiga Pauline Jaricot, fundadora da Obra da Propagação da Fé (POPF) e inspiradora para o surgimento da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Obra de São Pedro Apostolo e da União Missionária.

Arte: POM

O carisma das POM é apoiar o Papa no seu compromisso missionário com todas as Igrejas particulares seja na oração que é a alma da missão, e ou no auxílio material aos cristãos no mundo inteiro, ajudando a despertar a consciência missionária ad gentes. Para este ano de celebração, as POM criou um selo celebrativo, que busca representar em imagem o caminho vivido até o mês de maio de 2022.
 

“Estas celebrações são ocasiões para conhecermos melhor o objetivo, carisma, natureza e ações das POM em todo mundo. Será um tempo propício para destacar o testemunho de Pauline Jaricot”, ressalta o diretor das POM no Brasil, padre Maurício Jardim.


Recém confirmado para mais um mandato de 5 anos (2021-2026) à frente das POM, padre Maurício diz que a intensão deste ano celebrativo será visitar a fonte carismática de onde surgiram as Obras Pontifícias e desencadear um caminho de reforma a pedido do Papa Francisco: “A preparação do Mês Missionário Extraordinário 2019 é uma ocasião providencial para renovar nossas Obras Missionárias” (discurso ao Conselho Superior das POM em 1º de junho de 2018).


Com Pom Brasil
Foto: Reprodução / Pom Brasil