Notícias

16 OUT
[

"A fome não é somente uma tragédia, mas uma vergonha", alerta Papa Francisco no Dia Mundial da Alimentação

No Brasil, segundo dados do IBGE, 10,3 milhões de pessoas viviam em domicílios em que houve privação severa de alimentos ao menos em alguns momentos em 2017-2018


Redação Fé Católica
[email protected]


O Santo Padre, o Papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (16) Dia Mundial da Alimentação que "Para a humanidade, a fome não é somente uma tragédia, mas uma vergonha", escreveu em um tweet. 

O Pontífice ainda fez um alerta sobre o cenário. "Diante dessa realidade, não podemos permanecer insensíveis ou paralisados. Todos somos responsáveis", lembrou. Veja o tweet:








Fome assola no Brasil

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica (IBGE) divulgados em setembro deste ano 10,3 milhões de pessoas viviam em domicílios em que houve privação severa de alimentos ao menos em alguns momentos em 2017-2018.

Metade das crianças menores de cinco anos do país (ou 6,5 milhões de crianças nessa faixa etária) viviam em domicílios com algum grau de insegurança alimentar. Os dados apontam também que menos da metade dos domicílios do Norte (43,0%) e Nordeste (49,7%) tinham acesso pleno e regular aos alimentos. Dos 3,1 milhões de domicílios com insegurança alimentar grave no Brasil, 1,3 milhão estava no Nordeste.
 

FAO

O Dia Mundial da Alimentação foi criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A data foi criada em referência a fundação da FAO, em 16 de outubro também de 1945. 

Foto: Reprodução | Vatican News