Por não aceitarem se corrigir ou serem corrigidos

Crianças, adolescentes, adultos, anciãos, marido e mulher, ex amigos e ex amigas, religiosos e religiosas , crentes de todas as igrejas, políticos de todos os partidos , funcionários e gente de alto escalão … todos eles foram embora, mentiram, jogaram alguém contra alguém, fundaram outra Igreja ou mudaram de religião, de movimento ou de diocese. Tinha que ser do jeito deles !!!
Tudo porque não aceitaram SER CORRIGIDOS. Mas estavam errados ou passaram dos limites.
A CORREÇÃO FRATERNA existe em toda a Bíblia, em todas as famílias, em todos os grupos, em todas as sociedades. Quem não aceita a correção fraterna tem que arcar com a punição de alguém acima dele. E há ciências para isto: Teologia Moral, Psicologia, Pedagogia, Faculdades e Universidades. Lá se corrige e se ensina !
Advogados e juízes corrigem. Cientistas corrigem e se corrigem e continuam experimentando, religiosos e crentes mudam de pregação porque estavam errados no conteúdo ou na maneira de pregar. Mas isso só quando a pessoa é inteligente e não se acha a última cereja do bolo!
Todos nós precisamos ser corrigidos em alguma coisa, simplesmente porque erramos, e não uma, mas muitas vezes.
Mas o orgulhoso rompe amizades, larga a família, larga a ordem, larga a Igreja, tudo porque não aceita voltar atrás ou corrigir seu erro !
Moisés corrigiu, profetas corrigiram, Jesus corrigiu, Paulo corrigiu . Pedro corrigiu e aceitou ser corrigido. Santos aceitaram ser corrigidos.

Mas há um tipo de gente irredutível, que não apenas não aceita correção, como joga os outros contra quem o corrigiu.
É caso atual de certos pregadores católicos ou leigos que atacam o Papa, os bispos os padres, o Concílio, o Sínodo e rejeitam qualquer atualização ou correção de rumo. A culpa é sempre dos outros!
O Rio Pinheiros, o Tietê, o Paraíba, o Paraná foram corrigidos em alguns trechos para serem mais eficientes. Todas as eclusas e a gigantesca Itaipu foram frutos de correção. Agora temos mais luz para milhões de brasileiros. E muitos cidadãos não terminaram em presídios, porque aceitaram ser corrigidos pelos pais e pelas autoridades. Os outros estão assaltando e matando. Não aceitam ser corrigidos, nem por bem, nem por mal!

Cuidado com gente que não aceita se corrigir ou ser corrigido. Mesmo que o considerem um herói porque não se curvou à tirania, ( e houve alguns ), a maioria deles, na verdade, eram pequenos tiranos, terroristas ou apenas arruaceiros social ou religiosos que queria que os outros mudassem, mas eles nunca mudaram.
Era defeito de caráter … Perguntem ao psicólogos!

Fonte: Padre Zezinho, scj (Facebook)