Marcha com Maria volta a acontecer em Itabuna e atrai multidão de fieis

Neste domingo, 01 de maio, foi realizada a 12ª Marcha com Maria na diocese de Itabuna, no sul da Bahia. A caminhada de fé e devoção atraiu milhares de fiéis católicos de Itabuna e cidades circunvizinhas. Muitos fies esperavam no percurso da caminhada e se juntavam com os demais, numa caminhada de mais de 4,4 km e mais de uma hora e meia de muita oração, cânticos em louvor à Nossa Mãe e Mãe de Jesus, com muita alegria pelas as ruas e avenidas da cidade, até a paróquia anfitriã Santa Maria Madalena, no bairro Nova Itabuna.

A Marcha com Maria teve como tema: “Fazei tudo que ele vos disser”( João 2,5). A programação foi extensa, durante toda a tarde. Às 14h, começou a chegada dos legionários das paroquias de Itabuna e de outros grupos, pastorais e movimentos. Às 14h30, teve momento de oração. Às 14h45, deu-se início a caminhada. Às 16h30, aconteceu a santa missa com a presidência do bispo da Diocese de Itabuna, dom Carlos Alberto dos Santos, e concelebração dos padres: Nicolau Klak (Vigário geral da Diocese); José Andrade (da paróquia Santo Antônio); Diogo Americano (da paróquia Nossa Senhora da Piedade no bairro Maria Pinheiro); Tony Valério (da Paróquia anfitriã Santa Maria Madalena); dos diáconos permanentes da diocese de Itabuna, Trajano Oswaldo e Erisvaldo.

Dom Carlos destacou 3 pontos de reflexão na homilia desta noite. Confira: “Povo de Deus que ama tanto a nossa Mãe… Jesus fez uma pergunta para os Apóstolos, através de Pedro: ‘Pedro, tu me amas?’ E a resposta foi: ‘Sim, Senhor! Tu sabes que eu te amo!’. E você, ama a Jesus? Você ama Maria? Você ama seus irmãos e irmãs? Porque não adianta dizer que ama Deus, se não amar o seu irmão. A palavra de Deus vem nos chamar a atenção para que possamos ser pessoas de fé, pessoas qualificadas no amor, pessoas entregues, cada vez mais, para na vocação e na missão, serem operadores da vida, e serem anunciadores da boa-nova: Jesus ressuscitou! Segundo ponto de reflexão desta noite é que hoje nós estamos celebrando o Dia do trabalhador.

E o exemplo para todos nós é São José. São José, operário, que soube com dignidade, com carinho, na riqueza e na pobreza, fazer a educação e dá o necessário para a sua família. Ensinar ao seu Filho também é um trabalho digno, ao lado de sua esposa, Maria. Dignidade, trabalho, doação, fé em São José. Acreditou, confiou e soube assumir o seu lugar na vida da Igreja, na vida da família, na vida da sociedade. É o exemplo para todos nós. É o exemplo para a família. Um homem trabalhador, que com seus esforços, soube educar a sua família.

O terceiro ponto de reflexão é que aqui na nossa Diocese, nós estamos com essa Marcha com Maria. Estamos aqui hoje, porque a Mãe permitiu, ao lado de Seu Filho, Jesus. Nossa Senhora é um modelo para nós. Saímos hoje, portanto, nessa multidão, lá na catedral, para esse local aqui escolhido, para demonstrarmos a nossa fé, o nosso carinho à nossa querida Mãe Maria Santíssima, iniciando o mês de maio, mês de Maria, mês em que o amor devia ser mais fecundo em nossos corações, em nossas vidas, dizendo: ‘Eu te amo, Maria! Eu te quero bem!’. Maria é a mulher de fé que soube acreditar no Anjo em que lhe anunciava, que ela seria a Mãe do Salvador. Que Nossa Senhora sempre nos mostre o coração de Seu Filho, Jesus! E que todos nós sejamos sempre obedientes, fieis, comprometidos. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!”, disse o bispo diocesano.

Vale lembrar que a 1ª edição da Marcha com Maria ocorreu no dia 1º de maio de 2008, por iniciativa do Pe. José Roberto, que na época era diretor espiritual da Legião de Maria. A ideia foi acolhida por quase todas as Paróquias da Forania Centro.

Após dois anos sem acontecer a Marcha, por conta da pandemia de Covid-19, hoje, os fieis puderam matar a saudade e render louvores à Deus por mediação da Virgem Maria, abrindo o mês de maio (mês dedicado a Maria), com essa tradicional homenagem.

Após a celebração Eucarística teve quermesse com vendas de salgados, bolos, refrigerantes, além de show com música ao vivo. Toda a renda será em prol da reforma da igreja matriz e da construção da igreja Mãe Rainha, no bairro Jorge Amado.

A caminhada da 13ª edição da Marcha com Maria será para a Paróquia São Judas, situada na Avenida Ilhéus em Itabuna.

Fonte: Portal Católico