Já só faltam menos de 50 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa e os jovens estão a preparar-se com muita intensidade para o grande encontro.
Na reportagem da jornalista Sónia Neves, a Agência Ecclesia foi à procura de portugueses que residem fora do país, mas que vão estar presentes em Lisboa no próximo mês de agosto na JMJ com o Papa Francisco.
Sara Torgal fala em nome de um grupo de 25 jovens da comunidade de língua portuguesa de Basileia na Suíça. Eles são um grupo “muito entusiasmado e curioso” e têm idades entre os 16 e 19 anos”, diz a jovem.
“A grande maioria deles já nasceu na Suíça, são filhos de pais emigrantes, mas acabam por vir todos os verões a Portugal”, sublinha.
São jovens que estão no “caminho para o Crisma. Ou estão a preparar-se ou já fizeram há pouco tempo”, revela Sara Torgal. “Eles vão estar incluídos no grupo suíço”, um grupo que fala alemão. Estes jovens luso-descendentes, não só vão estar num país que também é seu, mas vão estar a partilhar uma experiência em Portugal com os seus amigos de todos os dias, assinala Sara Torgal.
A jornalista Sónia Neves falou também com Sara Ferreira, de Ettelbruck no Luxemburgo que está a acompanhar um grupo de 13 jovens. Ela está numa paróquia no centro-norte do país como assistente pastoral num grupo com grande diversidade cultural, com membros do Luxemburgo, Portugal, Brasil, Cabo Verde e Camarões.
“O caminho de preparação tem sido um desafio” pelo esforço de integração devido à diversidade cultural, salienta Sara Ferreira assinalando que estes jovens vão à JMJ pela primeira vez.
A organização da JMJ 2023 conta acolher em agosto cerca de 1 milhão de participantes. O Papa Francisco vai estar em Portugal de 2 a 6 de agosto num programa marcado por encontros com jovens, também com populações pobres, uma curta visita a Fátima para uma oração especial e, obviamente, para as grandes celebrações da JMJ.
Laudetur Iesus Christus
Fonte: Vatican News
https://www.vaticannews.va