Igreja ganha novo um beato e 8 veneráveis, incluindo dois brasileiros

Durante a audiência do último sábado, 20 de maio, concedida ao cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, o Papa Francisco autorizou a promulgação do decreto que reconhece as virtudes heroicas de 8 Servos de Deus, entre os quais Guido Vidal França Schäffer, seminarista; nascido em 22 de maio de 1974 em Volta Redonda (Rio de Janeiro), falecido em 1º de maio de 2009 na cidade do Rio de Janeiro e a serva de Deus Tereza Margarida do Coração de Maria, monja da Ordem dos Carmelitas Descalços que viveu entre 1915 e 2005.

Entre os 8 Servos de Deus que tiveram suas virtudes heroicas reconhecidas e que se tornaram Veneráveis: são dois sacerdotes (o camaronês Simon Mpeke e o espanhol Pedro de la Virgen del Carmen), duas religiosas (a brasileira Tereza Margarida do Coração de Maria e a italiana Edda Roda) e quatro leigos (o jovem seminarista brasileiro Guido Vidal França Schäffer, o catequista italiano Arnaldo Canepa e duas italianas, Maria Cristina Ogier e Lorena D´Alessandro, que morreram ainda jovem devido a um tumor).

Leigo, surfista, médico



O cuidado com os pacientes com Aids, a ajuda, o serviço médico e o trabalho de evangelização oferecido aos pobres e marginalizados nas favelas do Rio de Janeiro caracterizaram os anos de juventude de Guido Vidal França Schäffer, um jovem médico nascido em 1974 que, na década de 1990, junto com sua noiva e um padre, iniciou o grupo de oração Fogo do Espírito Santo na paróquia. Mais tarde, depois de participar, em 1997, do encontro das famílias por ocasião da visita de São João Paulo II ao Rio de Janeiro e, em 2000, de uma viagem à Europa para a beatificação dos protomártires brasileiros, ele decidiu entrar para o Seminário.

Ao mesmo tempo em que estudava, Guido se dedicava com entusiasmo à evangelização e à prática médica. Aqueles que o conheceram recordam sua profunda amizade com Jesus, sua familiaridade com os textos bíblicos e o entusiasmo com que falava do Senhor.

Por amor a Deus, ele praticava o jejum e a penitência com simplicidade e discrição. Mesmo quando dava aulas de surfe, seu esporte favorito, iniciava o treinamento com oração. Em 2009, quando estava no mar, na praia do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, foi atingido na cabeça por sua prancha de surfe e morreu afogado.

Carmelitas Descalços



Do Brasil vem também o testemunho da serva de Deus Tereza Margarida do Coração de Maria, monja da Ordem dos Carmelitas Descalços que viveu entre 1915 e 2005. No Carmelo próximo ao Santuário de Aparecida, foi vice-mestra das noviças e subpriora.

Juntamente com sete irmãs, fundou um mosteiro em Três Pontas, onde se tornou um ponto de referência para as irmãs e para os fiéis que recorriam a ela, chamando-a de Nossa Mãe, para pedir conselhos, direção espiritual e ajuda. Empenhou-se em viver com a Comunidade os Decretos do Concílio Vaticano II e cuidou da formação bíblica, espiritual e litúrgica das irmãs. Uma doença pulmonar, vivida em incansável oração, levou-a à morte.

Fonte: CNBB