Fundação Vozes Católicas Chile lança iniciativa “Façamos Barulho”

Em resposta ao chamado que o Papa Francisco fez à juventude e a toda a Igreja a “fazer Barulho” na recente Jornada Mundial da Juventude, a Fundação Vozes Católicas Chile lançou uma página em Facebook (www.facebook.com/HagamosLioCL) e começou a difundir o uso do hashtag #HagamosLío nas redes sociais.

"Que espero da Jornada? Espero Barulho, que tenha Barulho, que a Igreja saia às rua”, foram as palavras do Papa Francisco em Rio de Janeiro nas que se baseia a idéia do grupo Vozes Católicas. “Como fundação nos pareceu que tínhamos que responder a esse chamado com uma ação concreta. Ao mesmo tempo, pensamos que na atualidade internet é também a rua. O que ali ocorre é também um espaço público onde sacar a voz e mostrar o bem que fazemos os católicos no mundo”, comentou para EWTN Notícias, Nicolás Ibieta, um dos encarregados do projeto.

“A idéia é que nesta vaga pública das redes sociais, os católicos nos encontremos e contemos como fazemos o bom Barulho cotidiano, e ser um espaço de diálogo onde cada um possa contar sua própria experiência e conhecer o que outros católicos fazem, e lhes possa dizer ‘me agrada’ ou bem somar-se a sua atividade. É ir ao encontro do outro para conhecê-lo e fazer comunidade”, afirmou.

Para os organizadores, o fim do projeto não consiste só em ficar nas redes sociais, senão levar a idéia do "bom Barulho" da Igreja a todos os espaços públicos e à vida real de cada pessoa. “Mais importante ainda é tomar as mensagens de HagamosLío #e levá-los a nossos espaços da vida cotidiana: na casa, com os amigos, no escritório, etc. É ali onde o projeto terá seus verdadeiros frutos”, explicou Nicolás.

Sua primeira convocação em massa, teve lugar durante a Procissão da Virgem do Carmen, o passado domingo 29 de setembro, em onde voluntários da campanha #HagamosLío entregaram volantes e conversaram com os assistentes, explicando-lhes a iniciativa e convidando a fazer “me agrada” na página de Facebook.

A página, que foi criada a inícios de agosto, já soma mais de 850 seguidores e chegaram a mais de 35 mil pessoas com as mensagens da mesma. Ademais, seus organizadores tiveram reuniões com diversas instâncias da Igreja, bem como com diferentes grupos e movimentos, coincidindo todos em que é uma ação muito interessante e que vão apoiar com força.

Vozes Católicas

A fundação Vozes Católicas Chile nasceu no ano 2011 e reuniu uma equipe de comunicadores -voceros- quem, tratando de viver a fé cristã com coerência e fidelidade à doutrina e ao magistério da Igreja Católica, põem-se ao serviço dos meios de comunicação para representá-la.