Em Manaus mais de 200 idosos encenam a Paixão de Cristo

Cerca de 180 idosos encenaram a peça teatral "A Paixão de Cristo" na noite desta quarta-feira (16), no Parque do Idoso, localizado no bairro Vieiralves, Zona Centro-Sul de Manaus. Os participantes são frequentadores do espaço e realizaram a primeira edição de celebração da Páscoa com um espetáculo de música, teatro e dança. O show contou ainda com a participação de jovens e cantores de renome local.

Segundo a gerente de eventos do Parque do Idoso, Karol Pacheco, a idealização e os ensaios para o show duraram um mês e meio. A atividade, para ela, representa mais do que uma noite de teatro. "É uma oportunidade para mostrarem o talento deles. Além disso, aqui, as famílias podem ver os resultados de todo o trabalho que fazemos aqui", contou.

Um dos beneficiados é o aposentado Ilay Fontonnela, de 83 anos, responsável por interpretar Poncio Pilatos durante a peça. Para ele, a noite é resultado de trabalho sério somado ao entretenimento. "Não tenho palavras para descrever a emoção que sinto ao me apresentar. Além de fazer um bem imensurável pra gente, é ótimo lembrarmos Jesus, que deu a vida por nós", disse.

A celebração da Páscoa foi comemorada também pela aposentada Maria Rosa da Silva Barbosa, 84. Emocionada, ela disse que a peça trata sobre tradição cristã e que, por conta da participação dos idosos, torna-se ainda mais especial. "Leio a Bíblia todos os dias e acho lindo quando jovens e pessoas mais velhas se unem para fazer algo tão especial. É importante seguirmos as tradições", falou.

Frequentadores do Parque do Idoso participaram do evento (Foto: Diego Toledano/ G1 AM)
Frequentadores do Parque do Idoso participaram do evento (Foto: Diego Toledano/ G1 AM)


A tradição é passada para novas gerações. Segundo o professor de dança encarregado pelo grupo de adolescentes do espetáculo, Marcelo Teixeira, rebuscar a arte e o talento cultural é um dos objetivos do evento. "Quando colaboramos com a comunidade, somos capazes de descobrir novos talentos. A ideia é tirar o jovem de dentro de casa, com o videogame, e da rua para um local onde aprendem a explorar seus dons".

A estudante Beatriz de Freitas, 16, é uma das pupilas do professor. Ela contou que decidiu participar para incentivar a avó, que também estava no show. "A gente sente nervosismo, mesmo após dias de ensaios. É ótimo vê-la tão ativa e cheia de energia", comentou.

A noite contou também com a participação de cantores locais de renome, como Célio Costa, Julieta Câmara e o Ministério de Louvor ADA. O cantor Albano Farias, disse que o evento é uma forma de reunir os cristãos, independente de qual religião seguem. "O importante é celebrarmos o amor de Deus. Além disso, esta ação social é indispensável, já que retira idosos de um sedentarismo nada saudável", avaliou. (fonte G1)