A Diocese de Petrolina, no interior de Pernambuco, estreia mais um capítulo de sua história centenária: dom Antônio Carlos Cruz Santos inicia o seu pastoreio como nono bispo da Igreja sertaneja. O religioso dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC) conduzirá, com o auxílio direto de 32 padres e quatro diáconos, um rebanho presente em 28 paróquias e duas áreas pastorais distribuídas por oito municípios.
A nova missão de dom Antônio Carlos começou oficialmente no sábado (29) – Solenidade de São Pedro e São Paulo – com a Missa de Posse Canônica. A liturgia foi realizada na Catedral Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei com a participação de arcebispos e bispos de vários estados do Brasil, incluindo dom Paulo Cardoso e dom Francisco Canindé, eméritos da Diocese de Petrolina. Membros do clero, religiosos e religiosas, leigos e leigas lotaram o interior do templo e a concha acústica para prestigiar o novo bispo.
“É preciso falar de Deus, a partir das obras de amor. Não somos justificados pelas nossas obras ou pelos nossos esforços, mas pela graça do Senhor, que toma a iniciativa”, afirmou dom Antônio Carlos durante a homilia. O bispo saudou e agradeceu, em especial, seus antecessores destacando dom Paulo Cardoso, como grande missionário; dom Manoel dos Reis, pela sua humildade e simplicidade; e a dom Canindé pela solicitude e pelos esforços realizados para a sua acolhida.
Na sexta (28), véspera da posse, dom Antônio Carlos concedeu entrevista coletiva à imprensa e contou sua expectativa com a nova missão. “Quero ir em todas as paróquias para celebrar. Em princípio, o primeiro semestre é um semestre para conhecer”, disse. À noite o bispo ainda se reuniu com autoridades civis de Petrolina e região.