7 dicas para escolher o repertório para a Missa

A música é um veículo rápido, eficaz e belo para evangelizar. Por isso, a escolha do repertório da Missa é tão importante, já que a canção ajuda a pessoa a entrar em comunhão com Deus através da maior de todas as celebrações: a eucaristia.

Às vezes, quem canta sempre na Santa Missa, corre o risco de acostumar com o rito, confiar demais em si mesmo ou relaxar na preparação. No entanto, cada celebração é única, ela não se repete e precisa de todos os cuidados.

Para isso não acontecer, separamos 7 dicas de como escolher o repertório para a Missa. Basta apenas um pouco de atenção nestas sugestões e o canto servirá com grandeza a quem serve a todos sem medidas, o próprio Senhor. Confira!

A importância de preparar o repertório da Missa



É muito importante se preparar devidamente para a celebração da Missa, afinal a eucaristia é o centro da nossa fé; a maior de todas as orações, o lugar por excelência onde nos encontramos com o Senhor. Então tudo precisa se voltar para esse acontecimento.

Logo, o ponto de partida é este: fuja do improviso, não prepare as músicas enquanto você liga o som ou monta os instrumentos, mas busque a inspiração do repertório da Missa na Palavra de Deus, obedeça ao tempo litúrgico, veja se há memória de algum santo ou se existe alguma intenção particular.

Tudo isso é o ponto de partida para favorecer um bom acompanhamento musical para a celebração. E lembre-se: a Missa é um rito que amadureceu ao longo de muitos séculos, tudo foi bem organizado, pensado, preparado, nada é por acaso. Portanto, por amor ao Senhor e à Igreja, prepare-se para servir bem através do canto.

7 dicas para preparar o repertório da Missa


# Dica 1 – Acompanhe o tempo litúrgico



Toda celebração faz parte de um tempo próprio e um dia específico. Então, qual tempo litúrgico a Igreja está vivendo: Comum, Quaresma, Advento, Natal? Qual o dia da semana? A Missa é dominical ou semanal? A celebração é uma solenidade? Porque se for, mesmo que seja durante a semana, haverá o canto de glória.

Então, cada tempo litúrgico tem músicas próprias; existe a diferença entre a Missa semanal e a dominical; se houver a memória de algum santo, é possível colocar uma música no repertório da Missa que se refira à pessoa dele(a). Observe essas indicações.

# Dica 2 – Confira as leituras do dia



A liturgia da palavra é outra seta orientadora para o repertório da Missa. Por isso, é fundamental ler as leituras do dia, saber do que elas tratam, principalmente o Evangelho, que é o coração de todas as leituras e, a partir daí, escolher as músicas.

Se as leituras falam sobre a fé, a oração, a perseverança, por exemplo, então os cantos precisam sinalizar esses temas, entrar em comunhão, estar em sintonia ou as pessoas saem da celebração sem a mensagem que toda celebração quis comunicar.

# Dica 3 – Dialogue com o sacerdote antes da Missa



O padre é o presidente da celebração; ele é quem administra o sacramento e conduz o rito da Missa. Então, é importante dialogar, perguntar se ele vai acrescentar algo à celebração, porque ele pode celebrar uma Missa votiva ou pedir para cantar algum canto próprio.

Principalmente aos domingos, caso você esteja em missão naquela paróquia, procure saber se o sacerdote prefere que cante as partes fixas que são: a resposta à oração eucarística; o glória, o santo; o Pai-Nosso; o Amém após a glorificação; o cordeiro. Procure se informar!

# Dica 4 – Cada parte da Missa pede uma música própria



Agora, é fundamental acompanhar cada parte do rito para escolher bem o repertório da Missa. Desde o canto de entrada até o canto final, há um sentido, uma mensagem própria que orienta a escolha da música e a melodia.

O canto de entrada, por exemplo, nos encaminha ao encontro de Deus, então é um momento feliz, celebrativo, logo a música será mais festiva. Já o ato penitencial é reflexivo e pede um canto mais calmo, que proclame a misericórdia e o senhorio de Jesus sobre nós.

Da mesma forma, as demais canções precisam acompanhar o momento que se vive durante toda a celebração. A música serve ao rito e não o contrário. Na hora da preparação das ofertas, o canto apresenta também o pão e o vinho junto com o sacerdote e por fim o canto final nos envia com alegria, na companhia de Deus, da Virgem Maria e dos anjos.

#Dica 5 – Observe as partes fixas da Missa



Há no rito respostas fixas que podem ser cantadas, são elas: o glória, o santo, o cordeiro, o Pai-nosso, o “amém” após a glorificação, e é possível cantar as resposta da oração eucarística, depende do momento, da solenidade e do sacerdote.

Mas as partes que citamos são ritos e são cantadas exatamente como estão escritas, então evite substituir por músicas que acrescentam palavras diferentes ou repetem várias vezes a mensagem sem qualquer necessidade.

#Dica 6 – Verifique o ambiente e o público



O povo de Deus é o público da celebração eucarística e ele também importa quando vamos escolher o repertório da Missa, mesmo porque é importante a participação das pessoas através da música e durante todo o rito da celebração.

Portanto, ao escolher as canções, observe onde você está e quem vai cantar! É uma paróquia, um mosteiro, uma comunidade rural, urbana, há jovens ou mais adultos e idosos? Há folhetos ou livros de cantos apropriados? Por fim, favoreça a participação das pessoas.

#Dica 7 – Não Faça do repertório da Missa uma apresentação musical!



A Santa Missa não é lugar para se promover, divulgar o seu ministério ou para lançar uma música, principalmente se esta não se encaixa na liturgia da Celebração .O repertório da Missa tem uma finalidade muito clara, logo não é uma apresentação musical em que os artistas se destacam! Só há um destaque: o santo sacrifico do Senhor Jesus e a mensagem de Deus descrita em Sua Palavra.

Essa é a última dica, mas não menos importante! Se os responsáveis pelo canto sempre lembrarem disso, vão obedecer às orientações da Igreja e não às vontades pessoais quando escolherem as canções.

Por fim, se a música servir à liturgia, será um instrumento que nos levará do visível ao invisível e edificará toda a comunidade, como também ajudará a Igreja na missão de anunciar Cristo ao mundo.

E se você ainda precisa de indicações para tocar na Santa Missa, baixe agora o caderno de Cifras da Comunidade Recado.

Fonte: Comunidade Recado
www.comunidaderecado.com