Fé Católica - Sempre Presente

Notícias

1º RETIRO MISSIONÁRIO ARQUIDIOCESANO PARA SANTAS MISSÕES

18/11/2016 às 16:11.

1º RETIRO MISSIONÁRIO ARQUIDIOCESANO PARA SANTAS MISSÕES 

Acontece, de hoje a domingo, o 1º Retiro Missionário Arquidiocesano para as Santas Missões Populares. Elas têm como proposta transformar a Paróquia em “Comunidade de Comunidades” (Doc Ap – DGAE) e terá participação das foranias Santana, São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. 
As etapas preparatórias para as Santas Missões foram o Tempo de Acordar com o tempo de namoro, que aconteceu de abril a novembro de 2016, e a formação sobre as SMP nas paróquias para conhecer, divulgar, abraçar a proposta, realização de visitas missionárias e estudo do Evangelho de Lucas. 
As paróquias foram organizadas em setores na área rural, urbana, eleições de missionários de cada setor paroquial e as exigências para ser missionário. 
Antes da realização desse retiro, foram dados diversos passos: pelos párocos, orientando os escolhidos; fortalecendo a consciência sobre a pastoral da missão, reorganizando as pastorais; grupos, movimentos podem atuar onde moram e se os convites foram bem feitos, muitos serão missionários. 
Depois desse 1º Retiro Missionário Arquidiocesano, que será orientado pelo Pe. Luis Mosconi e equipe, serão realizados de dezembro até agosto de 2017, os primeiros retiros paroquiais, nos quais os vigários forâneos em comum acordo com os párocos elaborarão os calendários, não podendo duas paróquias realizar no mesmo dia. E serão orientados pelo coordenador de pastoral, COMIDI, padres, religiosas e as cinco pessoas que foram orientadas com esse objetivo. 
Hoje será aberto o 1º Retiro Missionário Arquidiocesano, às 18:00 horas, no Centro Dom Itamar Vian, no Papagaio, e ,nos dias seguintes, as atividades serão no Colégio Pe. Ovídio, com participação de missionários de toda arquidiocese. 
Na organização, os vigários forâneos, com diversos colaboradores, COMIDI e na coordenação geral o Pe. Edimundo Almeida – Coordenador de Pastoral e o Monsenhor Luiz Rodrigues – Ecônomo.