Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Notícias

Abertura da Terceira Porta Santa da Misericórdia acontece em Canavieiras

19/02/2016 às 09:02.
Abertura da Terceira Porta Santa da Misericórdia acontece em Canavieiras

Foi realizada em Canavieiras, no último domingo (14), na paróquia São Boaventura, pertencente à Diocese de Itabuna,a abertura da Terceira Porta Santa da Misericórdia. A concentração teve início às 16h30min, na Comunidade da Sagrada Família (capelinha). O Pe. Euvaldo Santana fez a leitura da bula (Carta) à pedido do Papa Francisco e foi feito a leitura da Sagrada Escritura. Todas as 26 comunidades estavam presentes, além das pastorais, movimentos, grupos e católicos de outras cidades vizinhas. Às 17h30min, teve início a peregrinação pelas ruas da cidade. Uma multidão acompanhou até a igreja matriz, onde o padre deu início a abertura da Porta Santa. A Santa Missa foi presidida pelo pároco da paróquia São Boaventura, padre Euvaldo Santana e concelebrada pelo pároco da São Sebastião de Camacã, padre Valdeni Neris, além dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, coroinhas e o seminarista Ailton. Cerca de mil fieis lotaram a igreja matriz.

O Pe. Euvaldo falou sobre este momento importante:

“A Porta Santa, parte do texto bíblico aonde Jesus Cristo diz: eu sou a porta e quem entrar por essa porta será salvo. Então foi justamente pensando nisso que o Papa Francisco declarou nas igrejas, que foram escolhidas como lugar de peregrinação, que com a Porta vamos chegar na misericórdia. Passando pela porta, você vai se lembrar que Jesus Cristo é a Porta e Ele sendo a Porta, você tem que passar por Ele. O Papa nos pede um ritual para atingir a indulgencia plenária. Como é isto? Você vai rezar, diante da porta, a oração do credo, um pai nosso, uma Ave-maria. Depois, você entra para a igreja. Se você tiver uma oportunidade, faça sua confissão. Se você tiver a oportunidade, neste mesmo dia, de participar da missa, participe da missa ,que também faz parte do rito. Se você não puder fazer sua confissão neste dia, se você não puder participar da missa, neste mesmo dia, então, caro irmão internauta, procure outro dia. Contando no período de trinta dias ,você cumpre todo este ritual para chegar a receber a indulgência plenária. O objetivo da abertura da porta santa, diz o papa na sua bula “carta”, é fazer com que os católicos despertem mais para a misericórdia. A misericórdia é o coração do nosso Cristo. Deus enviou o seu filho Jesus Cristo e Jesus Cristo se revelou aqui para nós, como todo misericordioso.”

O padre também falou dos trezentos anos da paróquia de São Boaventura: “Nós estamos em preparação para celebrar os trezentos anos da paróquia. Fizemos abertura no dia 11 de abril de 2015. Foi um momento bonito, uma festa extraordinária, onde estavam presentes todas as comunidades ,grupos, movimentos, pastorais, paróquias vizinhas, o bispo desta Diocese, dom Ceslau Stanula. Ali demos o inicio às comemorações dos trezentos anos da paróquia. Durante todo o ano de 2015 fizemos fa eventos ,cursos e reflexões a respeito destes trezentos anos. Aprofundamos mais a nossa fé, nossos conhecimentos na historia da nossa igreja e na vida do seu padroeiro São Boaventura . O ano de 2016 e 2017 continuarão com esta mesma metodologia e no dia 11 de abril de 2018 iremos comemorar numa maneira solene, os 300 anos da paróquia de São Boaventura”, conclui.

Com informações e foto do Portalcatolico