Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Colunas

Momentos de Vida

09/02/2018 às 09:02.

Hoje, 09 de fevereiro de 2017, estamos na quinta semana do Tempo Comum. No próximo domingo é o Sexto.


Muitos já deixaram suas casas para que durante estes dias possam participar de retiros, viajar para o campo ou praia, mas grande parte da população de norte a sul do país participa do carnaval, a festa da carne, e cada estado tem o seu jeito próprio de comemorar, com os mais diversos estilos musicais.


No dia 11, celebramos o dia mundial do enfermo, que foi instituído pelo São João Paulo II. Assim, queremos aprender com Jesus, que dedicou boa parte de sua atividade ao cuidado aos enfermos. Nós, como igreja, devemos seguir o mesmo exemplo. Maria é a “Saúde dos enfermos”.Em muitas paróquias, a Pastoral da Saúde é atuante e realiza diversas atividades relacionadas aos doentes. Façamos também a nossa parte! Não podemos deixar de visitá-los e rezar por eles que são muitos em nossa comunidade.


Alguns deles, há muitos anos, estão em seus leitos, muitas vezes sem a devida atenção. Os hospitais estão cheios e o sistema de saúde deixa a desejar na atenção aos enfermos. Na nossa arquidiocese, a Pastoral da Saúde tem realizado muitos trabalhos. Parabéns!


É também dedicado a Nossa Senhora de Lourdes, que no ano de 1858, apareceu pela primeira vez à jovem Bernadete Soubirrous em uma gruta perto de Lourdes (França). O fato, que se repetiu por diversas vezes, suscita, ainda hoje, nos devotos a valorização da eucaristia.


 


QUARESMA


No próximo dia 14 de fevereiro, será iniciada, em todo o país, a Quaresma, com a Celebração Penitencial da Quarta-feira de Cinzas. O verde do Tempo Comum deixará de ser usado nas celebrações e a cor roxa voltará, não esquecendo que ela é própria para o período de conversão, penitência e mudança de vida.


O Ciclo Pascal será iniciado englobando Quaresma, Tríduo Pascal e Tempo Pascal para celebrar de modo mais intenso a caminhada pascal do Senhor e da Igreja.


São 40 dias em que as comunidades se preparam para a grande celebração pascal, dedicando maior atenção à Palavra, à Oração e à solidariedade. Nesse período acontece também a Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e lema “ Vós sois todos irmãos” Mateus 28,8.


A caminhada quaresmal culmina na Vigília Pascal, ponto alto do Tríduo Pascal, e a Páscoa continua por 50 dias até o Pentecostes, compreendido como um só dia de festa. O domingo de Pentecostes é o último dia do Tempo Pascal.


Nos preparemos e não deixemos de participar da Celebração de Cinzas, dia de jejum e abstinência, cada paróquia ou comunidade tem seu horário próprio. Em nível de arquidiocese, acontece a Missa de Cinzas, com abertura da CF/2018, que será presidida por dom Dom Zanoni Demettino Castro, às 19:00 horas, na Catedral Metropolitana de Senhora Santana. Vale lembrar que a Celebração de Cinzas pode se repetir na quinta, sexta e sábado seguinte, tempo chamado de depois das cinzas.


Lembre sempre que “tu és pó e ao pó voltarás” - frase que ressoa aos nossos ouvidos quando se dá a imposição das cinzas em nossas testas. “Convertei-vos e crede no Evangelho”.  


Preparemo-nos para estes dias e façamos jejum de algo que gostamos de fazer no nosso dia-a-dia.


A nossa arquidiocese se prepara para a 6ª Caminhada do Perdão, no próximo dia  25 de março, será iniciada com Celebração Eucarísitca, as 07:00 horas da manhã na Igreja de Santo Antônio - Capuchinhos, depois segue em direção a Igreja do Senhor do Bonfim – Alto do Cruzeiro, onde acontecerá Celebração Eucarísitca de encerramento.



  1. JAIR ONOFRE DOS SANTOS – SAUDADES ETERNAS


 


No último dia 06, partiu para Casa do Pai, o Pe. Jair Onofre dos Santos, natural de Coração de Maria, um homem simples e que sempre testemunhou sua fé acompanhando a muitos fiéis que atendeu em confissão e os acolheu nas suas necessidades. Deixou uma boa semente onde passou.


Desde jovem, dedicou sua vida ao serviço do Cristo e dos irmãos. Viveu a sua vocação sacerdotal e evengelizou nas paróquias Sagrado Coração de Maria, sua terra natal, Senhor dos Passos – Feira de Santana, Nossa Senhora da Conceição – Conceição do Jacuípe, São Gonçalo do Amarante – São Gonçalo dos Campos, Nossa Senhora da Conceição – Ouriçangas e tomaria posse em Santa Bárbara.


Na manhã do dia 07, uma grande multidão de fiéis de diversas paróquias foram se despedir do Pe. Jair, o velório foi iniciado na Fazenda Mendes e pela manhã na Matriz do Imaculado Coração de Maria, lá também o nosso aercebispo Dom Zanoni Demettino Castro presidiu a Celebração Eucarística com a presença do clero, diáconos, seminaristas, religiosas e fiéis. Na homilia o nosso arcebispo lembrou que o Pe. Jair, foi um servo de Deus, aqui na terra e que foi um grande evangelizador por onde passou.


 


MOMENTOS ...


 


A CJC/TOA participará da Celebração de Quarta-feira de Cinzas realizará no dia 16, a Via Sacra, na Casa de Formação das Irmãs Missionárias do Coração de Maria, em preparação aos 40 anos da C.J.C. de Santana, que acontecerá no dia 21 de abril, às 16:00 horas,com Celebração Eucarística na Capela da Imaculada Mãe de Deus – Irmãs Clarissas. /  No último dia 05, com Celebração Eucarística  presidida por Dom André White, bispo da Diocese de Rui Barbosa, foram iniciadas as atividades acadêmicas da Faculdade Católica de Feira de Santana. / Acontece o Carnaval com Cristo, nos dias 12 e 13 de fevereiro, na cobertura da Feira livre, em Conceição da Feira, com participaçao de Cosme e Celebração Eucarística com o Pe. Francisco Spinola. Participe!/


Acontece de 11 a 13 de fevereiro, o VI Toma sua cruz e segue-me, um Retiro de Carnaval, tendo como tema: “Retornai ao primeiro amor”, Apocalipse 2,4, iniciando sempre às 09:00 horas, tendo como pregadores: os freis Francisco e Fernando, Aloisia Marques, Alexnei Freitas e Andréia Luz, realização do Grupo de Oração Santa Cruz, numa promoção da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Caseb. Celebração Eucarísitca e Adoração ao Santíssimo Sacramento todos os dias. Animação Ministério de Música Cenáculo de Amor. Participe! / Acontece, de 11 a 13 de fevereiro, o Renascer é um evento de Carnaval promovido pela Comunidade Católica Shalom há vários anos, tendo como tema: “Para Deus nada é impossível” Lucas 1,37 . Em Feira de Santana o evento está na sua quinta edição. A partir das 8:00h no Colégio Pe. Giovani Ciresola – Cidade Nova. Com muita música, dança, louvor, oração  e pregações. Participe!/  Acontece de 11 a 13 de fevereiro,  o 14º Deus é + , na Casa Paz e Bem - Papagaio com o tema : “ Não tenhas medo. Eu soumo teu Deus ” , com grande participação de jovens para dias de louvor, palestras, orações e muita animação. Participe!/  Acontece de 10 a 13 de fevereiro,  o Retiro de Carnaval ,  da Comunidade Regina Pacis. Com Trilha Ecológica. Participe!/ No dia 17, celebramos o nono ano da morte do querido pe. José Dusi, com muitas celebrações eucarísticas/O site www.fecatolica.com.br está sempre com  novidades para deixar o povo católico informado.Confira.


Parabéns pra você...03- Ana Claúdia Pina Pontes, 11- Fábio Bittencourt e Dr. Silvio Quadros, 12 - Vanusa Silva e Luiza Alves, 13 - Amanda Santos e Frei Luiz Alberto Lemos (Frei Beto).





Mensagem Bíblica: “Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.” Salmo 50.












Parabéns pra você... Hoje- Aldrin da Costa, Pe. Anderson Moura e Dr. Antônio César Oliveira, amanhã - Edney Sales, 28 - Jailton Lobo e  01/03 – Prof. Antônio Carlos Rocha, Carlos Mello, Everaldo Lisboa de Souza e Flávio Augusto Gominho.






 


Mensagem Bíblica: “Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos”. Salmo 50.








Hoje, 03 de março de 2017, estamos na sexta-feira depois das Cinzas e primeira sexta-feira do mês, consagrada ao Sagrado Coração de Jesus e as paróquias e comunidades, aos poucos, retomam suas atividades pastorais, sendo que o próximo domingo é o primeiro da Quaresma.


Durante as quartas e sextas-feiras da quaresma, muitas comunidades realizam a Via-Sacra, na qual recordamos os últimos momentos de Jesus a caminho do Calvário, sua paixão e morte de cruz. São quinze estações, iniciadas com sua condenação à morte e culminando na sua ressurreição. A via-sacra significa caminho de sofrimento e juntos caminhamos carregando os sofrimentos da vida, na certeza de que quem caminha e vive com Jesus Cristo alcança a Salvação, vence os caminhos de destruição e preserva a vida. Não deixe de participar da Via-sacra como um dos exercícios quaresmais.


As paróquias já começam as atividades do ano, através das diversas pastorais que organizam seus trabalhos de evangelização. Também, os diversos grupos e movimentos começam suas atividades, que devem ser norteadas de acordo com a Igreja no Brasil.


No próximo dia 06, as escolas da rede municipal iniciarão suas atividades para o ano letivo e a cidade ficará ainda mais movimentada com o trânsito de crianças, adolescentes e jovens nas nossas ruas.


Parabéns aos estudantes, direção, professores e todos envolvidos no processo educativo. Que o ano seja de muitas realizações.


Santíssima Trindade os ilumine e Nossa Senhora Aparecida os proteja.


Já estamos no mês de março, e amanhã é o primeiro sábado, dedicado ao Imaculado Coração de Maria.


No dia 08, comemoramos o Dia Internacional da Mulher e muitas manifestações deverão acontecer, as homenagens deverão ser bem variadas. Não esqueça de homenageá-las! Mais uma vez quero homenagear todas as mulheres, em especial minha mãe Miracy, minhas irmãs Ana e Dayanna, minhas sobrinhas Thaís Maria e Maria Rita, minha cunhada Rita, minhas tias, primas, amigas, colegas e todas as mulheres que fazem parte da minha história.


Parabéns a todas as mulheres, cantadas em versos e prosa, mulheres que labutam para sustentar a casa, que lutam por seus ideais, que denunciam as injustiças e que são verdadeiramente mulheres.


Que a Santíssima Trindade e Nossa Senhora  ilumine todas as mulheres!


 


CAMPANHA DA FRATERNIDADE


A Campanha da Fraternidade é um apelo de conversão pessoal e comunitária por meio de gestos de solidariedade, com músicas que expressam o chamado à conversão e à confiança na ação transformadora de Deus. Nas casas e comunidades, os encontros começam a ser realizados.


Todos os anos, durante o período quaresmal, tempo de conversão, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para o mesmo.


A Campanha da Fraternidade 2017 propõe como tema para a reflexão no tempo da Quaresma : “   Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema: “ Cultivar e guardar a criação” Genesis 2, 15 e o bispo diocesano de Barra, Bahia, o Dom Frei Luiz Flávio Cappio, nos diz que somos convidados a refletir sobre os principais Biomas Brasileiros, a possibilidade de vida que oferecem, as condições em que se encontram e como agir no sentido de presevá-los.


 


No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos sendo realizada no período quaresmal, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.


Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, a proposta é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. Para ele, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, afirma.


O texto-base está dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões do tema sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2017.


 


MOMENTOS...


A CJC/TOA no domingo voltará a animar as Celebrações Eucarísticas na Catedral Metropolitana de Senhora Santana, às 17:00 horas e em seguida realzarão reunião./    No último dia 20 de fevereiro, o nosso arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro presidiu a Celebração Eucarística, na capela do Seminário Maior  Santana Mestra, onde foram emposados os padres Gilvan Brito e Irênio Cerqueira, como os novos reitores, dos seminários Propedêutico e Santana Mestra, respectivamente. Parabéns na nova missão./ A nossa arquidiocese se prepara para a 5ª Caminhada do Perdão, no próximo dia  12 de março, saindo da Igreja de Santo Antônio, as 07:00 horas da manhã em direção a Catedral Metropolitana de Senhora Santana, onde acontecerá Celebração Eucarísitca. Participe!/ Acontecerá mais uma vez a apresentação do espetáculo Paixão e Morte de Cristo 2017 – Nova Judéia do Sertão, nos dias 07, 08 e 09 de abril, no Parque de Exposição João Martins da Silva, em nossa cidade. Na programação : 18:00 horas – Shows musicais e às 20:00 horas o espetáculo. A entrada é um kg de alimento não perecível. O Momento de Vida e o site Fé Católica apoiam o evento que é uma realização do Grupo Teatral Renascer que completa 30 anos. Não deixe de asssitir./ O site www.fecatolica.com.br está sempre com  novidades para deixar o povo católico informado.Confira./ O site www.fecatolica.com.br está sempre com  novidades para deixar o povo católico informado. A nossa coluna continua lá. Parabéns a toda equipe e a você que acessa diariamente.


 


Parabéns prá você... 02- Carlos Pita, 03 - jornalista Oydema Ferreira, Pe. Rosivaldo Motta, Dr. Luciano Vital e Rayanne Silva, 06 - Amando da Ressurreição, Erivaldo José dos Santos, Flávio Amaral e Leonardo Melo e 09 – Lina Santana.







Mensagem Bíblica: “ Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim!” Salmo 90.


 





Mário Leal Mário Leal