Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Colunas

Momentos de Vida

07/02/2018 às 16:02.


Hoje, 02 de fevereiro de 2018, estamos na quarta semana do Tempo Comum, primeira sexta-feira do mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. No próximo domingo é o Quinto.


Comemoramos a Apresentação de Jesus no Templo. Realizada 40 dias após o seu nascimento, ela expressa sua total entrega a Deus. O gesto de Maria e José se repete a cada eucaristia. A Apresentação do Senhor, também conhecida como a “festa das luzes”, encerra as celebrações natalinas e abre o caminho rumo a Páscoa.


As paróquias e comunidades já retornam as suas atividades normais e algumas ainda estão em fase de mudança de presbíteros.


No próximo dia 05, as escolas da rede pública iniciam sua jornada pedagógica e a rede privada iniciam suas atividades para o ano letivo e a cidade começa a ganhar um novo movimento com o trânsito de crianças, adolescentes e jovens nas nossas ruas.


Parabéns aos estudantes, direção, professores e todos envolvidos no processo educativo. Que o ano seja de muitas realizações.


Santíssima Trindade os ilumine e Nossa Senhora das Candeias os proteja.






FESTAS DE PADROEIRO


Durante todo o ano, as festas de padroeiro movimentam as nossas paróquias e comunidades, no mês que passou Senhor do Bonfim foi celebrado em algumas, inclusive em Salvador, com a festa religiosa e a profana com a Lavagem do Bonfim, que atrai turistas de todo mundo, também muitas procissões a pé, romarias, marítimas, motorizadas, entre outras mobilizam o fim das festas nas comunidades.


Estas festas servem de motivação para os fieis na vida em comunidade, em algumas comunidades são realizados tríduos, em outras novenários, tendo temas centrais, sub-temas, cantos de ladainhas, missas, celebrações, cada um com sua criatividade para bem festejar o seu padroeiro, no mês de fevereiro aconteceram as festas de Nossa Senhora da Luz, das Candeias, da Purificação, da Esperança, dos Humildes, de Lourdes e a cada mês um santo de devoção do nosso povo.


Há alguns anos tenho tido a oportunidade de visitar comunidades na cidade e zona rural e fico encantado com a fé e devoção do povo ao celebrar seu padroeiro. A criatividade nas celebrações, convites, procissões, dinâmica da festa, entre outros.


Se você não tem costume de participar da festa do padroeiro na sua comunidade faça a experiência este ano. Se você é de Feira de Santana, participe da festa de Senhora Sant’Ana, no mês de julho.


Tenho certeza que será um momento de graça e bênção em sua vida.





JUBILEUS DE VIDA CONSAGRADA


 


No último dia 29 de janeiro, as Religiosas do Santíssimo Sacramento – Irmãs Sacramentinas celebraram os Jubileus de Vida Consagrada das irmãs Berenice e Rosa Aparecida.


A Irmã Bernice completou Bodas de Diamante (65 anos) e a irmã Rosa Aparecida – Bodas de Ouro ( 50 anos) , ambas atuam no Dispensário Santana, na nossa arquidiocese, sendo muito queridas por todos, dedicando o sua vida aos mais necessitados, nas diversas atividades desenvolvidas, assistenciais,religiosas, entre outras.


A Celebração Eucarística, na capela São Francisco de Assis, foi presidida pelo arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, que falou damissão das irmãs e concelebrada por diversos sacerdotes, no final muitas homenagens e grande participação dos fiéis.


Que a Santíssima Trindade as ilumine sempre na missão e Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e o bem aventurado Pierre Vigne as proteja. Parabéns.


 


 


MOMENTOS ...


A CJC/TOA animou e participou das Bodas de Prata de Antônio Mário e Rita, no último dia 27, na capela Nossa Senhora de Lourdes e no dia 30, realizaram reunião com a comissão dos 40 anos da C.J.C. e entre outras atividades ficou definida uma Via Sacra, no dia 16,na Casa das Irmãs Missionárias do Imaculado Coração de Maria. Participe!/ Hoje, às 19:30horas, acontece a Celebração Eucarística dos Religiosos e renovação dos votos das Irmãs do Cenáculo da Caridade, na capela Nossa Senhora Aparecida. Participe!/ Será encerrada hoje, a festa de Nossa Senhora da Purificação, na cidade de Irará./ Amanhã, acontece o Seminário Arquidiocesano da Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema: “ Fraternidade e Superação da Violência” e como lema: “ Vois sois todos irmãos”, no Centro de Formação Dom Itamar Vian, das 08:00h às 16:00 horas, com participaçaõ de sacerdotes, religiosas, lideranças das diversas paróquias./ O arcebispo emérito Dom Itamar Vian, participa de hoje a domingo do Seminário de Ecumenismo, em São Paulo./ Acontece no próximo domingo, a partir das 15:00 horas, a Balada das Cores – se jogue nessa balada santa!, vai ser uma explosão de cor e alegria no espaço Cultural da Paróquia São Francisco de Assis, com : Ministério Nova Canção, DJ Angelus e Ministério Ser de Deus. Realização: Creative, Evangeliza Feira e Juventude Paroquial São Francisco de Assis. Apoio: Site Fé Católica. Participe!/Acontece até amanhã o novenário da Festa de São Brás, na paróquia São João Paulo II. No domingo, às 17:00 horas, solene Concelebração Eucarística campal, seguida de procissão e benção do Santíssimo Sacramento. Participe!/ Acontece de 05 a 09 de fevereiro, o Retiro do Clero da nossa arquidiocese, no CTL, no bairro de Itapuã, em Salvador./ Aconteceu no último dia 27, o Caminharei, no Spazio Dom Itamar Vian , na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Tomba, com a participação de Banhados em Cristo, Banda Akua Viva e Ministério Irmãos de Coração./ Adquira seu Ano litúrgico, para acompanhar a liturgia do ano 2018./ Informações sobre diversos eventos da nossa arquidiocese continuarão sendo divulgados pelo site www.fecatolica.com.br. Confira!


MOMENTOS DOS SANTOS...


 


JANEIRO :


 


20 - São Sebastião (Itália, séc III) - cristão convicto e fiel, que preferiu a fidelidade a Cristo que qualquer honra civil e militar. Foi excluído do exército, perseguido e martirizado na época de Diocleciano. É conhecido como protetor dos empesteados. É lembrado, de forma especial, como padroeiro da cidade do Rio de Janeiro.


21- Santa Inês (Itália, séc IV) - foi exemplo de adolescente convicta dos valores cristãos. Desde cedo, decidiu consagrar-se a Deus e foi martirizada aos 13 anos, sendo inscrita no Cânon romano da missa e no dia


24 - São Francisco de Sales (Itália, 1567-1622) -   homem de muita cultura, formou-se em Direito antes de se tornar padre. Era grande orador no seu tempo e tornou-se bispo em Genebra. É o padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos.


Lembrando são Francisco de Sales, parabenizo todos os jornalistas e escritores católicos que a cada dia dedicam sua vida aos escritos que fazem crescer o povo de Deus, através do conhecimento da religião e da história de pessoas que deram sua vida por causa do reino e que nos ensinam muito.


25 - Conversão de São Paulo -  Ele mais do qualquer outro, o apóstolo dos gentios, encarnou o compromisso com a evangelização dos povos e após sua conversão viajou o mundo grego para levar a boa nova que recebeu de Deus. Ele é padroeiro da cidade de São Paulo.


26 - Santos Timóteo e Tito (Palestina, séc I) - foram grandes colaboradores na missão de Paulo. Convertidos por ele em viagens e são para nós modelo de cristãos, pois foram comprometidos com a evangelização.


28 - São Tomás de Aquino (Itália 1226-1274) -  aos 18 anos ingressou na Ordem dos Frades Pregadores (Domicanos), pessoa amável, amiga, que dedicou sua vida à oração, à pregação e ao ensino.


31 - São João Bosco ( Itália 1815-1888) - muito envolvido com a educação, mereceu o nome de apóstolo dos jovens, sendo para eles guia seguro. Era de família humilde e simples, teve muitas dificuldades para ingressar na vida sacerdotal. Fundou duas congregações religiosas: os padres Salesianos e as irmãs Filhas de Maria Auxiliadora. É o patrono da C.J.C. - Comunidade de Jovens Cristãos do Nordeste.


FEVEREIRO :


 


03 – São Brás (Turquia, séc.III-IV) - bispo de Sebaste, foi vítima das perseguições romanas. É conhecido como protetor da garganta, por ter salvo uma criança engasgada com uma espinha de peixe.


05 – Santa Águeda ( Itália, séc. III) - jovem formosa e inteligente e de origem nobre, para não negar a fé foi martirizada em Catânia, no tempo de Décio. Seu culto passou a fazer parte da Igreja universal a partir do século VI e seu nome consta no Cânon romano.






Parabéns prá você...07/01 – Maria Eduarda Xavier, 09 - Ney Santos, Pedro Dantas e Raimundo Carneiro, 10 – Geraldo Guedes, 11 - Antônio José Laranjeira, Dra. Adenilda Martins e Rita Magalhães, 12- Eliana Boaventura, Fabrício Almeida e Júlia Viana, 17- Eliana Silva, Eliana Prudência, Jerusa Santana e Wagner Santos, 19-Antônio César Ferreira, Isabele Vitória Almeida e Maria Cristina Almeida , 20 - Milton Pereira, Neviton Andrade e Reinaldo Pereira, 21 - Raquel Matos, 22- Luiz Roberto Carneiro e Pe. Osmair Collazziol , 23– Cleber Ribeiro, Dom Zanoni Demettino Castro, Railda Oliveira, Renilda Lima e diácono Roque Lima, 24 - Adilson Barreto, 25 - Clécia de Almeida, 29 – Pe. Jair Onofre e Sérgio Santana,  30 – Hilmara Lima, Letícia Almeida e Dom Otorrino Assolari, 31 – Nivaldo Cruz e Rubens Machado, 01/02 - Murilo Oliveira, 03 – Dorival Souza, Marcos Carvalho e Sandro Silva. 05 – Armando Ramos, 06 – Dr. José Adson Rubem, Laércio Carvalho e Rogério Almeida e 08 - Cleusa Bastos.





Mário Leal Mário Leal