Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Colunas

Momentos de Vida

26/01/2018 às 09:01.

Hoje, 26 de janeiro de 2018, estamos na terceira semana do Tempo Comum, no próximo domingo, é o quarto, estamos nos últimos dias do mês de janeiro.


No próximo dia 02, comemoramos a Apresentação de Jesus no Templo. Realizada 40 dias após o seu nascimento, ela expressa sua total entrega a Deus. O gesto de Maria e José se repete a cada eucaristia. A Apresentação do Senhor, também conhecida como a “festa das luzes”, encerra as celebrações natalinas e abre o caminho rumo a Páscoa.


No último dia 16, foi uma data especial para o Momento de Vida:  décimo quarto ano de circulação no Jornal Folha do Norte, que comemorou 108 anos no ano passado. Pensar no Momento de Vida é algo que me leva a questionar e buscar informações. O que escrever para o leitor? As notícias são muitas. Nem tudo chega até nós. A Igreja Católica no mundo, no país e mais especificamente na nossa arquidiocese, é divulgada aqui no nosso espaço. E você, internauta, também nos acompanha no site ww.fecatolica.com.br, desde o ano de 2008 e o Jornal Folha do Norte também pode ser acompanhado no site, desde 2012 e com sua página na internet. É bom poder estar perto de vocês! Quero levar sempre o melhor!


Nossa história, no último ano, foi relatada e deixou marcas para muitos. Continuaremos começando com Hoje, que é o momento presente, com os comentários iniciais que falam da semana. A caminhada da C.J.C./TOA na arquidiocese de Feira de Santana também foi relatada. Não ficam de lado os Momentos, Momentos dos Santos, Momentos do Natal... e Parabéns pra você.


No ano que passou o Jornal Folha do Norte e também para o Momento de Vida, foram publicadas 39 colunas, uma por mês impressa de março a dezembro, um caderno especial de aniversário e a demais no site.


Vamos relembrar momentos do Momento de Vida a cada mês do ano que passou:


 


Janeiro... Comemoramos os 13 anos da coluna, e durante duas semanas recordamos algumas notícias divulgadas durante cada mês do ano. Vale a pena recordar o que foi notícia. Nos Momentos especiais... Epifania do Senhor, Batismo do Senhor,  Dom Zanoni Demettino Castro celebra o dom da Vida, II Seminário de Liturgia da CNBB NE 3, Festas de São Gonçalo, CJC/TOA animou a Festa do Senhor do Bomfim, na comunidade da Terra Dura, Possse e Apresentação dos Presbíteros na Arquidiocese de Feira de Santana.


 


Fevereiro... Tempo Comum, lembramos a Apresentação de Jesus no Templo. CJC/TOA retorna animação das Celebrações Eucarísticas.  Destaque para matérias: Festas de Padroeiro,  Festas de Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora dos Humildes, Início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade/2017 e Momento dos Santos.


Março...Continuamos na Quaresma e Campanha da Fraternidade/2017, Homenagem ao Dia da Mulher,  Centenário de Dom Silvério Albuquerque, 5ª Caminhada do Perdão, Retiro Popular, Festa de São José, Homenagem ao Papa Francisco – 4º ano de Pontifícado, Irmãs Sacramentinas - Jubileus de Vida Consagrada, Irmãs do Cenáculo da Caridade – Nova Missão e Vigília penitencial – 24 Horas para o Senhor e celebramos a Anunciação do anjo à Virgem Maria.


Abril... Apresentação da Paixão e Morte de Cristo – Grupo Teatral Renascer e Início da Semana Santa – Programação do Domingo de Ramos, Procissão do Encontro, Quinta-feira Santa – Santos Óleos, Lava-pés, Fogareú e Vigília , Sexta-feira da Paixão, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. Foi comemorada a festa de Jesus Misericordioso, instituída pelo saudoso papa João Paulo II. A   C.J.C. de Santana – completou 39 anos. Lançamos a campanha “Momento de Vida lhe dá Vida nesta Páscoa”.





Maio... Iniciado o Mês de Maria e festa na Paróquia de São José Operário, homenagem ao dia das mães, festa na paróquia Nossa Senhora de Fátima , comemoração no dia 11, de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, Ordenação Sacerdotal do Diácono Jonilson Damasceno, Dom Silvério quatro anos de saudades, Ano Nacional Mariano na Arquidiocese de Feira de Santana, Mês Mariano, Dom Itamar Vian lança o livro: Maria – Quem é essa mulher? , Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, Simpósio de Mariologia, Show de Eliana Ribeiro, Dom Manoel Delson novo Arcebispo da Paraíba, 21º Vem Louvar, festas de Santa Rita de Cássia, da Ascensão do Senhor, Pentecostes e  Coroação de Nossa Senhora no Dispensário Santana.


Junho....  Festa da Santíssima Trindade. Ciclo das Festas Juninas celebrando Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.  Corpus Christi em nossa Arquidiocese com missa a procissão; a procissão dos romeiros na festa de Santo Antônio, Capuchinhos;


Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria e  Dia do Papa. Lançamento da campanha “Momento de Vida lhe dá Vida neste Inverno”.











Julho... Chegou o mês de comemorar a festa de Senhora Santana a padroeira da nossa Arquidiocese. Aconteceu o Bando Anunciador da Festa de Santana , promovido Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA. Vestibular da Faculdade Católica de Feira de Santana, Festa de Nossa Senhora do Carmo, em diversas comunidades.  Celebramos o dia do Amigo. Aconteceu o novenário e festa da padroeira Senhora Santana culminando com a procissão; o site Fé Católica completou dezs anos de evangelização e juntamente com o nosso espaço Momento de Vida foram homenageados no novenário.






Agosto... Mês vocacional, lembramos as vocações; festa da Assunção de Nossa Senhora; Festa de Santa Clara e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Tomba, com novenário e festa; FEVA- Festival Evangeliza Feira , comemoração do dia dos pais, Dom Itamar Vian lançará 30º livro, II Simpósio da Pastoral Familiar, Semana Nacional da Família, o aniversário de dom Itamar Vian, Festa de São João Batista e Centro Social Monsenhor Jessé Torres – 7 anos de fundação.


 


Setembro... Mês dedicado à Bíblia, celebramos a Natividade de Nossa Senhora, 108 anos do Jornal Folha do Norte, Momento de Vida, nesta edição, mais uma vez será um caderno de religião, no Ano Nacional Mariano, instituído pelo Papa Francisco e vivenciado os trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na capa, as imagens da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, que completou 100 anos das aparições, em Portugal.bTambém no caderno um artigo do arcebispo emérito Dom Itamar Vian, Natividade de Nossa Senhora, a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Faculdade Arquidiocesana de Feira de Santana, Dom Itamar homenageado na 10ª Feira do livro, História de Vida : Viver é uma escolha...Profa. Enedite Braz, Site Fé Católica – 10 anos, C.J.C. – Rumo aos 40 anos e 36º TOA. Falamos das festas do Senhor do Bonfim – Cruzeiro  e Senhor dos Passos. A comemoração dos anjos Gabriel, Miguel e Rafael.


 


Outubro... Mês Missionário e do Rosário, celebramos na paróquia São Francisco de Assis e em muitas comunidades a festa deste grande santo. Falamos da Semana Nacional da Vida. A paróquia Nossa Senhora Aparecida e outras comunidades celebram a padroeira do Brasil.  Festas de São João Paulo II e Todos os Santos . Destaque para as matérias: Campanha Missionária e Semana Missionária e 2 º Retiro das Santas Missões na Arquidiocese e   Dia Nacional da Juventude - DNJ 2017.


 


Novembro... Celebramos a festa de Todos os Santos, na paróquia do mesmo nome e muitas pessoas visitaram os cemitérios no Dia de Finados.Celebramos o Dia Nacional de Ação de Graças; a paróquia Cristo Redentor, em festa celebrando o Cristo Rei e, no final do mês, o novenário e festa de Nossa Senhora das Graças, na Cidade Nova . Lançamento da Campanha Momento de Vida lhe dá vida neste Natal  e  Dom Zanoni Demettino Castro – 10 Anos de Ordenação Episcopal, Summer 360°, Irmã Rosa recebe Título de Cidadã Feirense e Irmã Ielma celebra Bodas de Prata.





 


Dezembro... Foi realizado o  XXVI Aprofundamento do TOA – Treinamento de Oração e Ação, promovido pela C.J.C. – Comunidade de Jovens Cristãos de Santana, na comunidade São Bento de Inhatá, na cidade de Amélia Rodrigues, sendo o quinto itinerante, os primeiros foram em Serra Preta e nas comunidades da Terra Dura, Limoeiro; distrito de Humildes e  Catana Velha , na cidade de Água Fria. Pe. Arnaldo  - 30 dias de saudades.  Festa de Nossa Senhora da Conceição. Comemoramos o Natal, a festa da Vida. No dia 15, circulamos com  edição impressa falando do Natal que nos recordou o presépio, os símbolos usados nesta época, entre outros e na oportunidade agradeci a todos que fizeram parte da minha caminhada, no ano que se findou, foi um ano difícil para todos nós e com certeza é a Esperança do nascimento de Jesus Cristo que nos torna melhores e firmes na Fé. Divulgamos os Momentos do Natal:  5º Natal Encantado,   a peça A Estrela do Menino Rei, pela Cia de Teatro do CUCA. O Natal em família e a campanha para evangelização foram destaque. Celebramos , o Dia Mundial de Combate a  Aids e as Irmãs Clarissas Contemplativas completam o seu  nono  ano na nossa arquidiocese. Destaque : Dom Zanoni Demettino Castro – 10 anos de Ordenação Episcopal,  realiza transferências e nomeações na Arquidiocese de Feira de Santana   e completa 31 anos de Sacerdócio. A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em nossa cidade, além de muitas outras paróquias e comunidades da nossa arquidiocese,  celebram sua padroeira; também a festa de Santa Bárbara... Assim seguimos para o décimo quarto ano do nosso espaço.


Santíssima Trindade os ilumine e Nossa Senhora do Bom Conselho me oriente.





A comemoração é nossa, pois, você leitor, que me encontra na igreja, na rua e em outros ambientes, falando do espaço, opinando e utilizando nossas notícias para diversos fins também faz parte desta história. Muitos enviam notícias e querem vê-las divulgadas. O espaço continua sendo de todos nós. O sonho se tornou realidade! Relembro, graças ao convite do amigo, incentivador e editor-chefe Zadir Porto, que a cada dia me ensina, dando sua opinião e sugerindo mudanças para que o espaço melhore. Agradeço a Lia Santos pela paciência e colaboração mensal, sugestões sempre frequentes para que possamos levar o melhor para você, além do contato com Gilberto Navarro, Carlos Melo e Licia Silva. Também ao parceiro e incentivador Robson Miranda, do site Fé Católica, pelo apoio e amizade.


Não poderia deixar de lembrar de outro incentivador que é o arcebispo emérito dom Itamar Vian, que acompanha semanalmente o Momento de Vida e sempre emite sua opinião para melhorias e do nosso arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro . Não poderia deixar de agradecer a minha mãe, irmãos, cunhados, sobrinhos e amigos pelo apoio e aos amigos leitores que continuam prestigiando este espaço que é de todos vocês.


Que a Santíssima Trindade me ilumine e a Família de Nazaré continue me protegendo.





Mensagem Bíblica: “Há um tempo para cada coisa, debaixo do céu e da terra” Eclesiastes 3,1.





Mário Leal Mário Leal