Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Colunas

Momentos de Vida

19/01/2018 às 09:01.

Hoje, 19 de janeiro de 2018, no ano litúrgico estamos na segunda semana do Tempo Comum e no próximo domingo, o terceiro, que sem negar o inédito das festas anuais, nos desafia a impregnar de Páscoa o ano inteiro. A cada domingo, ele nos leva a sair da monotonia e reacender em nós a alegria da vida que vence a morte. Segue até a terça-feira de Carnaval, sendo interrompido pelo ciclo pascal e recomeça na segunda-feira depois de Pentecostes até o sábado, véspera do primeiro domingo do Advento.


Seguimos o  mês de janeiro, o Momento de Vida completou 14 anos e segue com o retrospecto do ano que passou até o mês de dezembro:





Julho... Chegou o mês de comemorar a festa de Senhora Santana a padroeira da nossa Arquidiocese. Aconteceu o Bando Anunciador da Festa de Santana , promovido Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA. Vestibular da Faculdade Católica de Feira de Santana, Festa de Nossa Senhora do Carmo, em diversas comunidades.  Celebramos o dia do Amigo. Aconteceu o novenário e festa da padroeira Senhora Santana culminando com a procissão; o site Fé Católica completou dezs anos de evangelização e juntamente com o nosso espaço Momento de Vida foram homenageados no novenário.






Agosto... Mês vocacional, lembramos as vocações; festa da Assunção de Nossa Senhora; Festa de Santa Clara e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Tomba, com novenário e festa; FEVA- Festival Evangeliza Feira , comemoração do dia dos pais, Dom Itamar Vian lançará 30º livro, II Simpósio da Pastoral Familiar, Semana Nacional da Família, o aniversário de dom Itamar Vian, Festa de São João Batista e Centro Social Monsenhor Jessé Torres – 7 anos de fundação.


 


Setembro... Mês dedicado à Bíblia, celebramos a Natividade de Nossa Senhora, 108 anos do Jornal Folha do Norte, Momento de Vida, nesta edição, mais uma vez será um caderno de religião, no Ano Nacional Mariano, instituído pelo Papa Francisco e vivenciado os trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na capa, as imagens da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, que completou 100 anos das aparições, em Portugal.bTambém no caderno um artigo do arcebispo emérito Dom Itamar Vian, Natividade de Nossa Senhora, a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Faculdade Arquidiocesana de Feira de Santana, Dom Itamar homenageado na 10ª Feira do livro, História de Vida : Viver é uma escolha...Profa. Enedite Braz, Site Fé Católica – 10 anos, C.J.C. – Rumo aos 40 anos e 36º TOA. Nas matérias destaque para o 36º TOA, promovido pela C.J.C. – Comunidade de Jovens Cristõas de Santana, de 28 a 30 de setembro no Centro Arquidiocesano do Papagaio, 10ª Feira do Livro, promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com apoio de diversas instituições. Falamos das festas do Senhor do Bonfim – Cruzeiro  e Senhor dos Passos. A comemoração dos anjos Gabriel, Miguel e Rafael.


 


Outubro... Mês Missionário e do Rosário, celebramos na paróquia São Francisco de Assis e em muitas comunidades a festa deste grande santo. Falamos da Semana Nacional da Vida. A paróquia Nossa Senhora Aparecida e outras comunidades celebram a padroeira do Brasil.  Festas de São João Paulo II e Todos os Santos . Destaque para as matérias: Campanha Missionária e Semana Missionária e 2 º Retiro das Santas Missões na Arquidiocese e   Dia Nacional da Juventude - DNJ 2017.


 


Novembro... Celebramos a festa de Todos os Santos, na paróquia do mesmo nome e muitas pessoas visitaram os cemitérios no Dia de Finados.Celebramos o Dia Nacional de Ação de Graças; a paróquia Cristo Redentor, em festa celebrando o Cristo Rei e, no final do mês, o novenário e festa de Nossa Senhora das Graças, na Cidade Nova . Lançamento da Campanha Momento de Vida lhe dá vida neste Natal  e  Dom Zanoni Demettino Castro – 10 Anos de Ordenação Episcopal, Summer 360°, Irmã Rosa recebe Título de Cidadã Feirense e Irmã Ielma celebra Bodas de Prata.





 


Dezembro... Foi realizado o  XXVI Aprofundamento do TOA – Treinamento de Oração e Ação, promovido pela C.J.C. – Comunidade de Jovens Cristãos de Santana, na comunidade São Bento de Inhatá, na cidade de Amélia Rodrigues, sendo o quinto itinerante, os primeiros foram em Serra Preta e nas comunidades da Terra Dura, Limoeiro; distrito de Humildes e  Catana Velha , na cidade de Água Fria. Pe. Arnaldo  - 30 dias de saudades.  Festa de Nossa Senhora da Conceição. Comemoramos o Natal, a festa da Vida. No dia 15, circulamos com  edição impressa falando do Natal que nos recordou o presépio, os símbolos usados nesta época, entre outros e na oportunidade agradeci a todos que fizeram parte da minha caminhada, no ano que se findou, foi um ano difícil para todos nós e com certeza é a Esperança do nascimento de Jesus Cristo que nos torna melhores e firmes na Fé. Divulgamos os Momentos do Natal:  5º Natal Encantado,   a peça A Estrela do Menino Rei, pela Cia de Teatro do CUCA. O Natal em família e a campanha para evangelização foram destaque. Celebramos , o Dia Mundial de Combate a  Aids e as Irmãs Clarissas Contemplativas completam o seu  nono  ano na nossa arquidiocese. Destaque : Dom Zanoni Demettino Castro – 10 anos de Ordenação Episcopal,  realiza transferências e nomeações na Arquidiocese de Feira de Santana   e completa 31 anos de Sacerdócio. A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em nossa cidade, além de muitas outras paróquias e comunidades da nossa arquidiocese, celebram sua padroeira; também a festa de Santa Bárbara... Assim seguimos para o décimo quarto ano do nosso espaço.


Santíssima Trindade os ilumine e Nossa Senhora do Bom Conselho me oriente.


 


MOMENTOS ESPECIAIS...





DOM ZANONI DEMETTINO CASTRO CELEBRA A VIDA


 


No dia 23, o nosso arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro celebra o dom da vida, sendo o terceiro ano a celebrar como arcebispo na nossa arquidiocese e será muito felicitado pelo dom da vida e seu trabalho pastoral.


Ele, nasceu em Vitória da Conquista-BA, em 1962  . Filho de Gildo Barbosa Castro e Valdenice Demettino Castro. Teve sua Ordenação Presbiteral em 28 de dezembro de 1986 e Ordenação Episcopal em 24 de novembro de 2007. Estudou Filosofia, Teologia e Mestrado em Teologia Sistemática. É professor de Doutrina Social da Igreja, Cristologia e Antropologia. Na Arquidiocese de Vitória da Conquista, entre outras, exerceu as seguintes atividades: Vigário Paroquial, Assessor da Pastoral da Juventude, Membro do Conselho de Formação e do Conselho de Presbíteros, Vigário Geral e Administrador diocesano. Seu lema é: "Ecce mite me" (Eis me, envia-me).


Ele foi anunciado como sucessor de Dom Itamar Vian no dia 03 de dezembro de 2014, foi apresentado a nossa arquidiocese no dia 06 de fevereiro de 2015 e celebrou a sua primeira missa na Catedral Metropolitana de Senhora Santana no dia 08 de fevereiro de 2015 , durante o ano com Dom Itamar começou a conhecer a realidade da nossa arquidiocese e no dia 18 de novembro, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Itamar  e assim Dom Zanoni assumiu o governo da arquidiocese. No dia 02 de dezembro de 2015, aconteceu a transição com uma Celebração Eucarística na Catedral. No dia 29 de junho de 2016,  em Roma recebeu o Pálio das mãos do Papa Francisco, e na Arquidiocese de Feira de Santana, a imposição do Pálio aconteceu no dia 01 de setembro, em solene Concelebração Eucarística, na Catedral Metropolitana de Senhora Santana, pelas mãos do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. No ano de 2017, esteve a frente dos grandes momentos como : Quarta-feira de cinzas, Caminhada do Perdão, Semana Santa, Corpus Christi, Festa de Santana, entre outras. Passou em todas as paróquias, celebrou festas de padroeiro, crismas, ordenações diaconais, conheceu o trabalhos de movimentos e pastorais, iniciou o trabalho das Santas Missões Populares,. Também realizou mudanças na Arquidiocese de Feira de Santana, com transferências e nomeações e o 2º Retiro Missionário. Celebrou 10 anos de ordenação episcopal, em 24 de novembro e  31 anos de sacerdócio, nos dia 28 de dezembro.


Parabéns, Dom Zanoni Demettino Castro. Que a Santíssima Trindade e Senhora Santana lhe cubra de bênçãos sempre.


 


Mensagem Bíblica: “ O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida”.  Salmo 26





Mário Leal Mário Leal